Bruno Rocha
29/01/2023 às 7:00

Serasa Score 2.0: tudo sobre o novo sistema e como aumentar sua pontuação!

O Serasa adotou um novo formato de calcular a pontuação de crédito dos brasileiros. É o Serasa Score 2.0. Mas o que mudou, de fato? Como ele funciona?

Primeiro de tudo, é importante lembrar: o Serasa Score é uma coisa boa para você! Ele funciona mais ou menos como um ranking para você conseguir mais crédito e com melhores condições. Ou seja, se você tiver um score bom, maior a chance de ter um cartão de crédito com mais benefícios, por exemplo.

Agora, com o novo Serasa Score 2.0, houve algumas mudanças no cálculo dessa pontuação. Confira neste post o que mudou e tudo o que você precisa saber sobre o sistema de pontos do Serasa.

O que mudou no Serasa Score 2.0?

Basicamente, as mudanças envolveram o percentual que cada uma das 4 categorias que influenciam no seu Score vão representar na pontuação final.

O cálculo do novo Serasa Score 2.0 leva em consideração:

  • Compromisso com Crédito – 55%

Essa categoria, que detém o maior percentual do cálculo, leva em consideração as informações da pessoa que constam no Cadastro Positivo, referentes às operações de crédito que ela faz e aquilo que foi pago ou ainda está em andamento.

  • Registro de Dívidas e Pendências – 33%

O nome da categoria quase se explica sozinho. Aqui é considerado o histórico de 5 anos de possíveis dívidas ou pendências que a pessoa tem ou teve, inclusive protestos e ações na justiça.

  • Consultas ao seu CPF – 6%

Analisa e quantidade de consultas feitas ao CPF do cliente por parte das empresas. Muitas consultas podem indicar que a pessoa está procurando muito crédito, e com isso, pode ter mais dificuldade para arcar com seus compromissos (aumento do risco de calote).

  • Evolução Financeira – 6%

Acompanha o tempo da sua relação com o crédito no mercado e sociedades em empresas. Ou seja, se você usa o crédito há bastante tempo e está sempre em dia, isso pode melhorar seu Score no Serasa.

Gráfico com a composição das categorias do novo Serasa Score 2.0

O que é o Serasa Score?

O Serasa Score é uma ferramenta que serve para medir a sua pontuação (por isso o nome “score”) com relação ao crédito, e está na versão 2.0 atualizada.

Com base nessa pontuação, os bancos e instituições podem avaliar o seu perfil e comportamento de crédito. Quantos mais pontos, menor a chance de um calote, o que permite acesso a um crédito mais barato, mais limite no cartão, etc.

O Serasa Score usa uma métrica que vai de 0 a 1.000, e cada faixa corresponde a um nível de responsabilidade com o crédito:

  • Muito baixo: 0 – 300
  • Baixo: 301 – 500
  • Bom: 501 – 700
  • Excelente: 701 – 1.000

Exemplo de pontuação excelente no Serasa Score 2.0

Como consultar meu score no Serasa?

Nessa eu vou resgatar os primórdios… alguém se lembra de quando precisava PAGAR para consultar seu nome no Serasa? Pois bem, isso ficou pra trás (ainda bem!).

Você consegue consultar o seu score no Serasa diretamente pelo site – clique aqui para acessar – ou aplicativo do próprio Serasa. Nos dois casos, o processo é bem simples.

Primeiro é necessário fazer o cadastro do seu CPF, caso ainda não tenha. Depois é só logar e na tela inicial já aparecerá seu score.

Como aumentar o score no Serasa?

O cálculo do score no Serasa leva em conta alguns fatores, mas uma coisa posso adiantar: não existe mágica! A melhor forma de melhorar a sua pontuação é mantendo seus compromissos financeiros em dia e utilizar operações de crédito com responsabilidade.

A contratação de seguros também pesa a favor do seu score, por exemplo. Para o Serasa, isso quer dizer que você dá valor aos seus bens, ou seja, é responsável com eles, passando mais credibilidade no uso do seu dinheiro.

A inscrição no Cadastro Positivo é outro item que ajuda no aumento da sua pontuação no Serasa. Ele funciona como um “currículo financeiro”, que aponta os pontos positivos e negativos do seu histórico de crédito. Se você paga e sempre pagou as contas em dia, isso jogará a seu favor no score do Serasa.

Consultas ao Serasa Score, investimentos e pagamentos por PIX não pesam a favor e nem contra a sua pontuação. Ou seja, não são considerados no cálculo.

Quanto de score é considerado bom?

O score do Serasa é dividido em quatro níveis. Acima de 501 pontos ele já é considerado bom, e acima de 701 é excelente. A variação da sua pontuação indica também a probabilidade de ter crédito aprovado na praça. Quanto maior o score, maior a chance, mas isso não garante nenhum tipo de aprovação, nem mesmo com 1.000 pontos.

Ou seja, dependendo do histórico, relacionamento e decisões recentes, é possível que você consiga acesso a boas oportunidades de crédito mesmo com um score não tão alto.

Dá para ter 1.000 no Serasa Score?

Sim, é possível chegar a 1.000 pontos no Serasa Score! Tem algum truque? Aplicativo para aumentar o Score? Não! O único “segredo” é manter as contas em dia.

A Serasa ainda disponibiliza um manual sobre o sistema, totalmente gratuito – clique aqui para acessar.

Ou seja, dá para ter um Serasa Score de 1.000, mas para isso é fundamental pagar tudo dentro do prazo e ser responsável com o seu dinheiro, sem mágica!

Ter score bom garante crédito?

Não garante, mas ajuda muito a ter acesso a melhores condições, taxas, prazo e valores. Um Score considerado Bom ou Excelente no Serasa mostra às instituições que você é uma pessoa responsável com o dinheiro, que paga seus compromissos em dia e que não tem dívidas.

Porém, a decisão de conceder o crédito varia para cada banco ou instituição.

Vamos a um exemplo: você tem um Score com mais de 900 pontos e recebe uma oferta de um cartão de crédito Black do Banco Santander, com um limite alto, mas no Banco Bradesco não consegue aprovar nem mesmo um cartão simples.

Ou seja, mesmo com uma excelente pontuação no novo Serasa Score 2.0, o Bradesco entende que é arriscado aprovar um crédito para você.

Consigo um cartão de crédito com score baixo?

Sim, é possível conseguir. Assim como ter um score alto não te garante o crédito, uma pontuação baixa não te impede de ter um cartão.

Inclusive, um novo cartão pode até ajudar a melhorar o seu score no Serasa, caso você mantenha as faturas em dia.

Nesse caso, você pode tentar solicitar cartões mais básicos, que inicialmente podem não te trazer tantos benefícios, mas serão uma porta de entrada para começar um relacionamento com o crédito.

Cartões mais básicos, como o SX do Santander, são mais fáceis de conseguir com score baixo

É importante que você tenha uma renda mensal comprovada para melhorar suas chances de aprovação. Além disso, se você tiver um emprego CLT, por exemplo, quanto mais tempo no mesmo trabalho, melhor será para a sua análise de crédito também.

Nome sujo diminui o score no Serasa?

Sim, ter o “nome sujo” indica que você está inadimplente com alguma obrigação financeira, e isso pesa muito no Serasa Score 2.0. Lembra que no início do post falamos da mudança da pontuação? O Registro de Dívidas representa 33% do cálculo da sua pontuação, então se você tiver alguma pendência, seu Score pode sofrer uma grande queda.

Isso sem contar a falha no seu Compromisso com o Crédito, outra categoria que entra no cálculo. Quanto mais tempo ficar com o “nome sujo”, pior ficará a situação, e além de reduzir o Score, seu acesso ao crédito será muito mais difícil.


Para acompanhar dicas, novidades e promoções sobre cartões de crédito, milhas, pontos e cashback, inscreva-se no Telegram do Melhores Cartões e siga o nosso perfil no Instagram @melhorescartoes.

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *