Dor de cabeça! Banco Central divulga a lista dos 10 bancos com mais reclamações de clientes no Brasil
O Banco Central liberou o ranking atualizado de reclamações dos bancos no Brasil, e três bancos digitais ocupam as primeiras posições entre as 10 instituições com mais clientes no país.
A lista inclui ocorrências registradas no 1º trimestre de 2024 e leva em consideração o índice calculado pela relação de reclamações e a quantidade de clientes.
O primeiro lugar do nada agradável ranking é do Inter, com um índice de 24,06 (741 reclamações e 30,8 milhões de clientes).
Na sequência vem o BTG Pactual/Banco Pan, com índice de 22,25 (530 reclamações e 23,8 milhões de clientes) e o PagBank-PagSeguro, com índice de 21,65 (680 reclamações e 31,4 milhões de clientes).
O primeiro “bancão” a aparecer no ranking é o Bradesco, no quarto lugar, com um índice de 15,43 (1.644 reclamações e 106,5 milhões de clientes). O top-5 é fechado com o Santander, que teve um índice de 10,91 (732 reclamações e 67 milhões de clientes).
Confira o top-10 de reclamações dos bancos com maior número de clientes (em ordem de classificação):
Banco/Instituição | Índice | Reclamações | Número de clientes (em milhões) |
Inter | 24,06 | 741 | 30,8 |
BTG Pactual/Banco Pan | 22,25 | 530 | 23,8 |
PagBank-PagSeguro | 21,65 | 680 | 31,4 |
Bradesco | 15,43 | 1.644 | 106,5 |
Santander | 10,91 | 732 | 67 |
C6 Bank | 10,69 | 314 | 29,3 |
Votorantim | 10,35 | 158 | 15,2 |
Caixa Econômica Federal | 10,33 | 1.570 | 151,9 |
Itaú | 9,73 | 980 | 100,6 |
Neon | 9,52 | 220 | 23 |
A lista completa inclui as 15 instituições com maior número de clientes do Brasil, e os 5 bancos com menor índice de reclamações são Nubank, Mercado Pago, Original, Banco do Brasil e Ame Digital.
Para conferir todos os detalhes do ranking, clique aqui.
BRB aparece no “pódio” entre os bancos menores
O ranking de reclamações do BC é dividido entre as 15 instituições com o maior número de clientes do Brasil e entre os bancos que tiveram pelo menos 30 reclamações julgadas procedentes no sistema do Banco Central.
E nessa segunda parte, o destaque vai para o Banco BRB, que ocupa o segundo lugar com índice de 178,77 (1.179 reclamações e 6,5 milhões de clientes). A liderança – indesejada – é do Banco Inbursa, com um índice de 409,03 (!), mas registrando apenas 73 reclamações e com pouco mais de 170 mil clientes.
Outra presença notável é da XP, que ocupa o 10º lugar nessa segunda parte do ranking, com índice de 45,03 (240 reclamações e 5,3 milhões de clientes).
Para entender como é calculado e o que é considerado no ranking de reclamações do Banco Central, clique aqui.
E aí, o que achou dos rankings? É cliente de algum dos líderes? Comente e participe!
Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades
Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!
Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!