Bruno Rocha
25/04/2024 às 18:35

Dor de cabeça! Banco Central divulga a lista dos 10 bancos com mais reclamações de clientes no Brasil

O Banco Central liberou o ranking atualizado de reclamações dos bancos no Brasil, e três bancos digitais ocupam as primeiras posições entre as 10 instituições com mais clientes no país.

A lista inclui ocorrências registradas no 1º trimestre de 2024 e leva em consideração o índice calculado pela relação de reclamações e a quantidade de clientes.

O primeiro lugar do nada agradável ranking é do Inter, com um índice de 24,06 (741 reclamações e 30,8 milhões de clientes).

Na sequência vem o BTG Pactual/Banco Pan, com índice de 22,25 (530 reclamações e 23,8 milhões de clientes) e o PagBank-PagSeguro, com índice de 21,65 (680 reclamações e 31,4 milhões de clientes).

O primeiro “bancão” a aparecer no ranking é o Bradesco, no quarto lugar, com um índice de 15,43 (1.644 reclamações e 106,5 milhões de clientes). O top-5 é fechado com o Santander, que teve um índice de 10,91 (732 reclamações e  67 milhões de clientes).

Confira o top-10 de reclamações dos bancos com maior número de clientes (em ordem de classificação):

Banco/Instituição Índice Reclamações Número de clientes (em milhões)
Inter 24,06 741 30,8
BTG Pactual/Banco Pan 22,25 530 23,8
PagBank-PagSeguro 21,65 680 31,4
Bradesco 15,43 1.644 106,5
Santander 10,91 732 67
C6 Bank 10,69 314 29,3
Votorantim 10,35 158 15,2
Caixa Econômica Federal 10,33 1.570 151,9
Itaú 9,73 980 100,6
Neon 9,52 220 23

A lista completa inclui as 15 instituições com maior número de clientes do Brasil, e os 5 bancos com menor índice de reclamações são Nubank, Mercado Pago, Original, Banco do Brasil e Ame Digital.

Para conferir todos os detalhes do ranking, clique aqui.

BRB aparece no “pódio” entre os bancos menores

O ranking de reclamações do BC é dividido entre as 15 instituições com o maior número de clientes do Brasil e entre os bancos que tiveram pelo menos 30 reclamações julgadas procedentes no sistema do Banco Central.

E nessa segunda parte, o destaque vai para o Banco BRB, que ocupa o segundo lugar com índice de 178,77 (1.179 reclamações e 6,5 milhões de clientes). A liderança – indesejada – é do Banco Inbursa, com um índice de 409,03 (!), mas registrando apenas 73 reclamações e com pouco mais de 170 mil clientes.

Outra presença notável é da XP, que ocupa o 10º lugar nessa segunda parte do ranking, com índice de 45,03 (240 reclamações e 5,3 milhões de clientes).

Para entender como é calculado e o que é considerado no ranking de reclamações do Banco Central, clique aqui.


E aí, o que achou dos rankings? É cliente de algum dos líderes? Comente e participe!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *