logo Melhores Destinos

Pão de Açúcar Black ainda vale a pena? Veja motivos para manter ou trocar de cartão

Bruno Rocha
06/05/2023 às 8:00

Pão de Açúcar Black ainda vale a pena? Veja motivos para manter ou trocar de cartão

No começo deste ano, o mundo dos milheiros recebeu uma notícia bombástica: o cartão Pão de Açúcar deixou de oferecer 1 ponto por real gasto e passou a ter a pontuação baseada no dólar.

A mudança teve um efeito em cascata: muitos questionamentos, pedidos de cancelamento e, claro, muitas reclamações. Mas não teve jeito. O que estava feito era definitivo, mas alguns clientes conseguiram um pequeno agrado: upgrade para a categoria Black e muitos relatos de isenção da anuidade.

Alguns meses se passaram, mas vez ou outra uma dúvida costuma aparecer nas discussões sobre cartões de crédito: o cartão Pão de Açúcar Black ainda vale a pena?

Pra muita gente, o PDA “morreu”, mas não é bem assim… trocar pelo “roxinho” ou por outro que oferece menos benefícios não faz muito sentido, certo?

Neste post vamos falar de pontos que podem fazer você ficar com o seu cartão e de outros que vão realmente confirmar a sua intenção de trocá-lo (se isso já não foi feito).

6 vantagens do cartão Pão de Açúcar (PDA) Black

O PDA Black ainda pode ser um cartão bem interessante pelo o que oferece. Mesmo tendo deixado de pontuar 1 ponto por real, ele não merece ser descartado sem uma análise mais cuidadosa.

Veja 6 vantagens para você reconsiderar a decisão de cancelar o cartão:

1) Pontuação

Sim, o PDA não pontua mais com base no real, mas ainda oferece de 2 a 5 pontos por dólar gasto. A pontuação base é semelhante a uma quantidade considerável de cartões do mercado, como os Visa Infinite da Porto Bank e do Bradesco, o Itaú Personnalité Mastercard Black e o Santander Unique.

PDA Black tem pontuação idêntica à de cartões como o Santander Unique

Mas se você costuma fazer compras em mercados do Grupo Pão de Açúcar (GPA), como Extra, Compre Bem e o próprio Pão, o acúmulo é de 5 pontos por dólar, o que se aproxima muito da antiga pontuação. Ou seja, muito bom para usar nas compras do dia a dia.

2) Descontos em produtos

Assim como uma pontuação diferenciada nos mercados do GPA, o cartão ainda oferece descontos em produtos selecionados vendidos nos mercados Pão de Açúcar, que chegam a 20% em queijos e vinhos, por exemplo. E acredite, esse tipo de abatimento costuma valer muito a pena!

3) Spread zero

Essa vantagem talvez pouca gente se atente, mas é um dos grandes trunfos mantidos pelo PDA! O cartão é um dos poucos do mercado que não tem spread, que é o ágio cobrado pelos bancos em transações realizadas em moedas internacionais.

A diferença da cotação do dólar pode chegar a incríveis 7%! Ou seja, usando o seu cartão Pão de Açúcar você pode economizar esse percentual em suas compras no exterior.

4) Acessos gratuitos a salas VIP

O PDA Black oferece acessos gratuitos e ilimitados às salas VIP Mastercard Black localizadas no Aeroporto de Guarulhos (GRU). Tudo bem que não são acessos ligados a nenhum programa que permite uma maior variedade de salas, mas é melhor do que nada, né?

PDA Black permite acesso à sala VIP da Mastercard em GRU

5) Possibilidade de isenção da anuidade

Esse era um dos pontos fracos do cartão antes da mudança. Conseguir a isenção da anuidade era quase como uma missão impossível, fato que mudou completamente após a alteração (e consequente perda de interesse dos clientes).

Então se você conseguiu se livrar dessa cobrança, porque não ficar um pouquinho mais com o PDA e aproveitar o que ele ainda oferece?

6) Melhor que o Nubank!

Essa vantagem é autoexplicativa, né? Se a sua intenção é cancelar (ou se já cancelou) o PDA para trocar pelo cartão do Nubank ou outro que não te ofereça nada além da não cobrança de taxas, pense bem! A pontuação mudou, mas 2 pontos por dólar ainda é muito melhor do que nada. 😉

Com exceção da pontuação e do acesso às salas VIP em Guarulhos, as vantagens citadas acima também valem para todas as outras variantes do cartão PDA (Internacional, Gold e Platinum).

Tá vendo? Não ficou tão ruim assim, né? Se você quiser pedir o seu cartão Pão de Açúcar Mastercard Black, clique aqui.

4 pontos para te convencer a trocar o PDA

Bom, já mostramos que o PDA não ficou tão ruim assim, certo? Mas é inegável que ele perdeu muito valor com as mudanças sofridas este ano.

Aqui vamos listar 4 pontos que servem como argumentos para trocar ou já ter trocado de cartão.

1) Anuidade

Na versão Mastercard Black, que agora é o que o PDA tem de melhor, a anuidade do cartão é R$ 650, e apesar de muitos relatos de sucesso no pedido de isenção da taxa, nem todo mundo conseguiu esse benefício. Além disso, ele tende a ser temporário, ou seja, em breve voltará a ser cobrada.

Bancos como o Santander e o Bradesco costumam fazer promoções de isenção vitalícia até mesmo em cartões bem exclusivos, como o American Express The Platinum Card. E aí não tem como o PDA entrar na disputa, né.

2) Acessos gratuitos apenas à sala VIP em GRU

O PDA Black tem acessos gratuitos apenas para as salas VIP da própria Mastercard em GRU, localizadas no Terminal 3, destinado aos voos internacionais. Então se for outro terminal ou aeroporto, é necessário pagar o acesso por outro programa.

3) Pontuação

Sim, apesar de termos listado a pontuação do PDA como vantagem, ela também tem um lado negativo, já que muitos cartões oferecem mais do que os 2 pontos por dólar.

Para ter uma ideia da diferença, o cartão liderava o nosso ranking de melhores cartões para acumular pontos e milhas antes das mudanças, e atualmente ocupa apenas o 31° lugar.

São pelo menos 30 cartões melhores que ele para você escolher e tentar ter um para chamar de seu. Entre eles, claro, o BRB Dux, o novo queridinho e mais almejado pelos milheiros.

BRB Dux é o líder do ranking de melhores cartões para acumular pontos e milhas

4) Sem adicionais gratuitos

Você é o(a) milheiro(a) da família? Então certamente deve ter um cartão adicional para multiplicar o acúmulo de pontos, certo? Isso já não é possível com o PDA Black, que não oferece cartões adicionais gratuitos.

A medida já é comum em outros bancos, como o C6. O cartão C6 Carbon oferece até 6 adicionais grátis, que ajudam não apenas a pontuar mais, como também na hora de bater a meta para ter a isenção da anuidade.

Isso sem contar que os benefícios de acesso a salas VIP também contam para os cartões extras, né. Ou seja, boas vantagens que o Pão de Açúcar peca por não oferecer.

E então, de que lado você está? “Passa a tesoura” ou “Tem seu valor”? Se você é do time que vai cortar relações (e o plástico), confira o nosso post com 8 opções para substituir o cartão Pão de Açúcar.

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade