Orseni Pequeno
24/03/2024 às 11:00

Categorias Latam Pass: guia completo dos requisitos e benefícios de cada nível!

Se você tem uma conta no programa de fidelidade da Latam Airlines, já está em alguma das categorias Latam Pass, ainda que não saiba disso. Também chamadas de “status”, as categorias existem para privilegiar os passageiros frequentes, ou seja, quanto mais você voa com a Latam, maior o seu status no Latam Pass e melhores os benefícios para a sua viagem.

Ao todo, o Latam Pass possui 6 categorias: Latam, Gold, Gold Plus, Platinum, Black e Black Signature. A categoria Latam é a inicial, comum a todos os clientes do programa até que alcancem alguma das Categorias Elite, como são chamados os demais níveis.

Como membro Latam, você pode juntar e trocar pontos Latam Pass com mais de 100 parceiros, ou seja, o uso básico do programa. É somente após alcançar uma Categoria Elite que você vai desbloquear benefícios adicionais, que vão do upgrade de cabine ao transfer exclusivo em veículo elétrico da Audi.

Ficou curioso? Então vamos conhecer os requisitos para alcançar cada nível e todos os benefícios das Categorias Elite Latam Pass.

Como subir de categoria no Latam Pass?

Para alcançar alguma das Categorias Elite Latam Pass, você deve obter um número mínimo de Pontos Qualificáveis ou Trechos Qualificáveis.

Confira as regras para se garantir em cada uma das categorias:

Categorias Latam Pass: como subir de nível.

Reprodução: Latam Pass.

Como acumular Pontos Qualificáveis no Latam Pass?

Os Pontos Qualificáveis são diferentes dos pontos Latam Pass que você utiliza, por exemplo, para resgatar passagens, e podem ser obtidos em voos com a Latam (ou comercializados pela Latam) e ao utilizar o cartão de crédito Latam Pass Itaú.

A quantidade de Pontos Qualificáveis por voo depende do valor da sua passagem, sem considerar taxas, impostos outros serviços adicionais. Confira:

  • Voos nacionais – multiplique o valor da passagem em real por 2,5;
  • Voos internacionais – multiplique o valor da passagem em dólar por 6;

Portanto, se você comprou, por exemplo, uma passagem de Fortaleza para Recife por R$ 200 – sem considerar taxas – vai receber um total de 500 Pontos Qualificáveis (200 x 2,5).

Já com o cartão Latam Pass Itaú, você recebe 2 Pontos Qualificáveis a cada 10 pontos Latam Pass acumulados no pagamento das faturas. Contudo, a condição é válida somente para os cartões Mastercard Platinum, Visa Platinum, Mastercard Black e Visa Infinite, com os seguintes limites anuais:

  • Até 9 mil Pontos Qualificáveis nos cartões Latam Pass Itaú Mastercard Black e Visa Infinite;
  • Até 5 mil Pontos Qualificáveis nos cartões Latam Pass Itaú Mastercard Platinum e Visa Platinum.

Como acumular Trechos Qualificáveis no Latam Pass?

São considerados Trechos Qualificáveis aqueles voados com a Latam Airlines, desde que não tenham sido adquiridos com tarifas promo, basic ou através do resgate de pontos.

Cada voo equivale a 1 trecho, ainda que com escalas. Já em caso de conexão – quando ocorre a troca do avião – será contabilizado 1 trecho para cada voo. Veja o exemplo:

Categorias Latam Pass: como acumular trechos qualificáveis.

Reprodução: Latam Pass.

Para quem voa em cabines Premium Economy ou Premium Business, os trechos serão contabilizados em dobro. A regra, no entanto, não é válida para upgrade de cabine, seja cortesia, leilão ou instantâneo.

Agora que você já sabe como subir de categoria no Latam Pass, vamos conhecer as vantagens que cada nível oferece.

Benefícios das Categorias Latam Pass

Os benefícios das Categorias Elite Latam Pass estão classificados em 6 tipos:

  • Benefícios em voo;
  • Benefícios no aeroporto;
  • Benefícios de bagagem;
  • Benefícios para viagem;
  • Benefícios para conta;
  • Outros benefícios.

Adiante, detalharemos as vantagens existentes em cada tipo, indicando em quais categorias estão disponíveis. Um ✅ indica que a categoria dá direito ao benefício, enquanto um ❌ mostra que a vantagem não pode ser utilizada.

Categorias Elite Latam Pass: Benefícios em voo

Categorias Elite Latam Pass: Benefícios em voo.

Upgrade de cabine

Gold Gold Plus Platinum Black Black Signature

O upgrade de cabine pode ser utilizado em voos nacionais ou internacionais comercializados e operados pela LATAM Airlines.

De acordo com a sua categoria Latam Pass, você tem uma quantidade de trechos nos quais pode utilizar o upgrade. Confira:

Categoria Voos na América do Sul Voos fora da América do Sul
Gold 4 trechos, compartilhados com acompanhantes Não disponível
Gold Plus 6 trechos, compartilhados com acompanhantes Não disponível
Platinum 8 trechos, compartilhados com acompanhantes 2 trechos, compartilhados com acompanhantes
Black Ilimitado para o titular e 4 trechos para acompanhantes 8 trechos, compartilhados com acompanhantes
Black Signature Ilimitado para o titular e 6 trechos para acompanhantes 14 trechos, compartilhados com acompanhantes

Vale registrar que os clientes dos cartões Latam Pass Itaú – nas variantes Mastercard Black e Platinum/Visa Infinite e Platinum – também têm direito ao upgrade de cabine, entretanto, os trechos cortesia concedidos pelo cartão não são cumulativos com os trechos das Categorias Elite Latam Pass.

Caso você seja membro de uma das categorias e possua também um cartão Latam Pass Itaú elegível ao upgrade de cabine, prevalece o benefício de maior valor.

A solicitação do upgrade de cabine deve ser realizada com até 48h de antecedência ao voo, através do site ou app Latam Pass. A definição dos clientes contemplados é feita com base nos seguintes critérios, nessa ordem: Categoria Elite, cartão de crédito Latam Pass Itaú e data e hora da solicitação.

Assento Latam+

Gold Gold Plus Platinum Black Black Signature

O benefício do assento Latam+ depende do modelo e da disponibilidade de cada avião. Naqueles que permitem a utilização, os assentos Latam+ estão localizados geralmente nas 7 primeiras fileiras e em algumas saídas de emergência, com espaço adicional para as pernas e maior reclinação.

Você pode solicitar o assento Latam+ se estiver nas categorias Platinum, Black e Black Signature, sendo que nos dois últimos níveis é possível estender o benefício a um acompanhante.

Para o titular da conta Latam Pass, o benefício deve ser solicitado durante o processo de seleção de assentos ou até 50 minutos antes do voo, no portão de embarque. Já para os acompanhantes, o pedido deve ser realizado via central de atendimento – clique aqui para conferir os números.

Seleção de assento

Gold Gold Plus Platinum Black Black Signature

Como membro de uma das Categorias Elite Latam Pass, você pode selecionar assentos gratuitamente em voos nacionais e internacionais com a Latam.

Caso seja um cliente Black ou Black Signature, você ainda pode fazer a seleção sem custo também para 1 acompanhante, mas somente através da central de atendimento.

Categorias Elite Latam Pass: benefícios no aeroporto

Categorias Elite Latam Pass: benefícios no aeroporto.

Check-in preferencial

Gold Gold Plus Platinum Black Black Signature

Em voos operados pela Latam, os clientes Elite podem despachar suas bagagens em check-in preferencial, de acordo com a disponibilidade do serviço.

Na categoria Gold, o benefício é válido somente em voos internacionais. Nas demais categorias, vale também em voos nacionais, incluindo 1 acompanhante se você for cliente Platinum, Black ou Black Signature.

Os clientes Black e Black Signature ainda contam fila exclusiva para check-in em voos internacionais nos aeroportos de Lima, Miami, Santiago, São Paulo (Guarulhos), Rio de Janeiro (Galeão) e Bogotá.

Embarque preferencial

Gold Gold Plus Platinum Black Black Signature

Clientes Elite têm preferência no embarque em voos nacionais e internacionais com a Latam.

Nas categorias Gold e Gold Plus, o serviço é válido apenas para o titular. Na Platinum, para o titular e 1 acompanhante. Já nas categorias Black e Black Signature, podem aproveitar o embarque preferencial o titular, sua família e 1 acompanhante.

Acesso a salas VIP

Gold Gold Plus Platinum Black Black Signature

Em voos internacionais operados pela Latam, caso seja membro das categorias Platinum, Black ou Black Signature e esteja viajando em cabine Premium, você pode utilizar o serviço de salas VIP da própria companhia e também de companhias aéreas parceiras.

Sala VIP LATAM - Arturo Merino Benitez International Airport, Santiago de Chile.

Sala VIP LATAM – Arturo Merino Benitez International Airport, Santiago de Chile.

Nas salas Latam, os clientes Platinum e Black podem acessar com 1 acompanhante, enquanto o Black Signature acessa com sua família e 1 acompanhante.

As salas Latam estão instaladas nos aeroportos de Guarulhos, Santiago (Chile), Ezeiza (Argentina), Bogotá (Colômbia) e Miami (Estados Unidos).

Já nas salas das companhias parceiras, os membros das categorias Platinum, Black e Black Signature podem acessar com 1 acompanhante.

Vale lembrar, no entanto, que você só pode solicitar o acesso a salas VIP parceiras em caso de atraso, antecipação ou cancelamento de voo. Nesses casos, basta entrar em contato com o Latam Pass através do WhatsApp +55 11 975964503 para que seja indicada a solução.

Assistência preferencial

Gold Gold Plus Platinum Black Black Signature

A assistência preferencial é um serviço de atendimento personalizado para clientes Black Signature e sua família – desde que voando juntos – disponível em voos nacionais e internacionais.

O serviço pode ser utilizado presencialmente em aeroportos, via WhatsApp ou através do e-mail atendimento.blacksignature@latam.com.

Clique aqui para conhecer os aeroportos que contam com a assistência preferencial presencial.

Transfer Audi

Gold Gold Plus Platinum Black Black Signature

Esse é mais um serviço que você só poderá aproveitar se for um cliente Latam Pass Black Signature.

O transfer Audi é oferecido exclusivamente no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Ao se apresentar em algum dos portões de embarque remoto (13 ao 22), você será encaminhado ao veículo por um funcionário do serviço de assistência preferencial.

O transporte é realizado em um Audi e-tron, 100% elétrico, com capacidade para 3 passageiros, que serão deixados na porta da aeronave.

Categorias Elite Latam Pass: benefícios de bagagem

Categorias Elite Latam Pass: benefícios de bagagem.

Bagagem preferencial

Gold Gold Plus Platinum Black Black Signature

Como cliente Elite Latam Pass, suas malas despachadas serão etiquetadas de maneira especial, possibilitando que saiam no primeiro grupo de malas para a esteira.

Para clientes Gold e Gold Plus, o benefício vale apenas para o titular, em voos internacionais. Nas demais categorias, podem aproveitar o serviço de bagagem preferencial o titular e 1 acompanhante, em todos os voos operados pela Latam.

Despache adicional

Gold Gold Plus Platinum Black Black Signature

Em todas as categorias, é permitido despachar gratuitamente uma bagagem adicional de até 23kg.

Para clientes Gold e Gold Plus, o benefício está disponível em voos com origem e destino final dentro do Brasil. Já as categorias Platinum, Black e Black Signature podem aproveitar a vantagem em voos nacionais e internacionais.

Categorias Elite Latam Pass: benefícios para viagem

Categorias Elite Latam Pass: benefícios para viagem.

Antecipe ou adie seu voo no dia do embarque

Gold Gold Plus Platinum Black Black Signature

Esse talvez seja o benefício mais útil oferecido nas Categorias Elite Latam Pass (com exceção da Gold). Através da opção Minhas Viagens, no site da Latam, ou pelo app da companhia, você pode antecipar ou adiar voos sem custos.

A solicitação deve ser feita de 24 horas a 1 hora e 40 minutos antes da partida do voo. Contudo, a alteração deve ser para um voo no mesmo dia, mantendo a rota original, o destino e eventuais conexões. Depende, portanto, da disponibilidade de voos.

Clientes Black e Black Signatures aproveitam o benefício em todos os voos operados pela Latam, enquanto os membros das categorias Gold Plus e Platinum só podem utilizar o serviço em voos domésticos.

Clique aqui para saber mais sobre a antecipação ou adiamento de voos Latam.

Categorias Elite Latam Pass: benefícios para conta

Categorias Elite Latam Pass: benefícios para conta.

Atendimento exclusivo

Gold Gold Plus Platinum Black Black Signature

Você também com atendimento especial ao alcançar uma das Categorias Elite Latam Pass.

Nos níveis Gold, Gold Plus e Platinum, o contato deve ser feito normalmente pela central de atendimento – veja os números clicando aqui – com direcionamento da ligação após identificação do cadastro.

Agora, caso esteja no nível Black ou Black Signature, o atendimento é realizado através de números exclusivos:

  • Categoria Latam Pass Black – 4002-5700;
  • Categoria Latam Pass Black Signature – 0800 771 1077.

Vale destacar que os clientes Black e Black Signature também têm atendimento prioritário nas lojas Latam Travel.

Acúmulo diferenciado de Pontos Latam Pass em voos Latam

Gold Gold Plus Platinum Black Black Signature

Além de pontos qualificáveis, suas passagens pagas para voar com a Latam também rendem pontos Latam Pass. Para saber o total de pontos a que terá direito, basta multiplicar o valor pago no bilhete (sem taxas) pelo multiplicador da respectiva categoria, conforme a tabela abaixo:

Categoria Multiplicador em voos nacionais e América do Sul Multiplicador em voos internacionais
Latam 1,5 5
Gold 2 8
Gold Plus 2,5 9
Platinum 3,5 10
Black 5 11
Black Signature 6 12

No caso de voos nacionais e pela América do Sul, deve ser considerado o valor da passagem em reais. Já nos voos internacionais, deve ser considerado o valor em dólar.

Portanto, se você comprou, por exemplo, uma passagem internacional no valor US$ 500, sem taxas, e é membro da Categoria Elite Platinum, receberá 5.000 pontos Latam Pass pelo voo (500 dólares x 10).

O acúmulo de pontos Latam Pass em voos com a Latam é limitado a 60 mil por segmento. Para garantir a pontuação, é necessário informar o CPF do titular da conta no momento da compra. O crédito ocorrerá em até 7 dias após o voo.

Categorias Elite Latam Pass: outros benefícios

Categorias Elite Latam Pass: outros benefícios.

Prorrogação da categoria por parentalidade

Gold Gold Plus Platinum Black Black Signature

Em caso de gravidez, nascimento de uma criança ou adoção, você pode solicitar a prorrogação da validade de sua categoria.

A solicitação deve ser feita através da central de atendimento (confira aqui os telefones), a partir da 12ª semana de gestação e até 6 meses o nascimento da criança ou adoção.

O Latam Pass solicitará alguns documentos e, após a verificação, encaminhará e-mail informando a nova validade de sua categoria. O benefício, no entanto, não pode ser solicitado de maneira consecutiva.

Serviço de berço sem custo

Gold Gold Plus Platinum Black Black Signature

O benefício está disponível apenas para clientes das Categorias Elite Latam Pass Black e Black Signature, desde que viajando em cabine Economy, nos Boeings 767, 777, 787 e Airbus 350, sujeito à disponibilidade em cada voo.

Se o seu bebê não pesar mais de 10 quilos e medir menos de 71 cm, é possível solicitar o serviço gratuitamente através da central de atendimento, até 4 horas antes do voo.

Onde ver a categoria no Latam Pass?

Agora que você já conhece os benefícios de todas as Categorias Elite Latam Pass, é hora de descobrir em qual delas você está (caso ainda não saiba, claro).

A maneira mais simples de identificar sua categoria é no aplicativo Latam Pass. A informação está disponível logo na tela inicial. E ao tocar em “Meu progresso Latam Pass”, você ainda pode ver os benefícios da categoria e os requisitos para subir de nível, com indicação dos pontos e trechos qualificáveis faltantes.

Mas também é possível ver sua Categoria Elite nos sites do Latam Pass (acesse aqui) e da Latam Airlines (acesse aqui).

Na home do programa, basta fazer login e acessar a opção “Minha conta”, no canto superior direito. A categoria será apresentada na página seguinte.

Onde ver a categoria no Latam Pass? Site Latam Pass.

Site do Latam Pass.

No entanto, se a sua opção for acessar pelo navegador, é melhor utilizar o site da Latam Airlines, que apresenta as informações mais detalhadas.

Após fazer login, clique na seta ao lado do seu nome no canto superior direito da tela, depois escolha a opção “Minha conta”. Na página seguinte você terá a sua categoria e poderá acessar também os seus pontos e trechos qualificáveis.

Onde ver a categoria no Latam Pass? Site Latam Airlines.

Site da Latam Airlines.

Qual a validade das Categorias Elite Latam Pass?

Por padrão, as categorias Elite Latam Pass valem por 1 ano calendário, iniciado em 1º de abril do ano seguinte ao que você cumpriu a meta de pontos ou trechos qualificáveis, até 31 de março do ano seguinte.

Contudo, na prática, os benefícios das categorias passam a valer a partir do momento em que você cumpre a regra de pontos ou trechos qualificáveis, não apenas em 1º de abril do ano seguinte.

Por exemplo, se você cumpriu a meta para alcançar a categoria Gold no dia 08/10/2024, ao invés de os benefícios começarem a valer somente em 1º de abril de 2025, passam a valer imediatamente, de 08/10/2024 a 31/03/2026.


E aí, ficou com alguma dúvida sobre as Categorias Elite Latam Pass? Deixe nos comentários e vamos tentar lhe ajudar.

Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades

Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!

Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *