Bruno Rocha
03/02/2024 às 7:00

Como ativar os seguros grátis do seu cartão de crédito e não perder os benefícios

Você talvez possa até saber que seu cartão de crédito oferece diferentes tipos de seguros grátis, normalmente oferecidos pelas bandeiras Visa, Mastercard e Elo.

Mas você também sabia que para usar alguns é necessário emitir uma apólice ANTES de viajar ou ter um sinistro? Um exemplo é o seguro viagem oferecido pelo cartão. Sem emitir o documento antes de embarcar, você vai assumir um baita prejuízo!

Por outro lado, outros tipos de cobertura, como o Seguro Proteção de Preço e a Proteção de Compra só precisam ser acionados em caso de sinistro, que é quando você precisa utilizá-los (quando achou um produto mais barato ou teve seu item roubado, por exemplo).

Neste post vamos explicar como você deve fazer para garantir e utilizar os seguros gratuitos oferecidos pelo seu cartão de crédito para não perder, ou não deixar de contar, com esses benefícios, incluindo um depoimento pessoal de quando precisei usar um deles.

Acredite, esse tipo de vantagem do cartão pode ajudar a evitar prejuízos bem significativos. Confira!

Como usar o seguro do cartão de crédito?

Cada cartão tem uma maneira própria de ativação do seguro, e todos podem ser acionados pela internet. A vigência de cada apólice é de 12 meses e uma nova apólice precisa ser emitida a cada ano.

A Visa, por exemplo, utiliza um Portal de Benefícios próprio, onde é possível acionar todos os seguros oferecidos, incluindo a emissão das apólices – clique aqui para acessar.

A Mastercard também utiliza uma plataforma online, onde é possível emitir apólices e informar sinistros – acesse clicando aqui.

No caso dos cartões Elo, cada seguro tem um site diferente a ser acessado. Você pode conferir a informação daquele que preferir na página de FAQ da Elo.

Para utilizar os seguros dos cartões, é necessário que a sua compra (de produto, viagem ou aluguel de carros) seja paga integralmente com um cartão elegível.

Além disso, é importante saber quais são os seguros que seu cartão oferece. As coberturas mais utilizadas são:

  • Seguro Proteção de Preço: cobre a diferença de um produto comprado dentro do prazo e valores vigentes;
  • Seguro Proteção de Compras: cobre possíveis danos, roubo ou furto de um produto comprado e pago integralmente com os cartões elegíveis;
  • Seguro Emergência Médica (ou Seguro Viagem): atendimento médico de emergência e reembolso de valores pagos por consultas e procedimentos durante uma viagem ao exterior;
  • Assistência de viagem: cobre possíveis problemas durante sua viagem, como perda ou roubo de bagagem, cancelamento de voo e perda de conexão;
  • Garantia estendida: um prazo extra de proteção para o produto comprado usando o seu cartão de crédito;
  • Seguro para carro alugado: cobertura para danos causados ao automóvel alugado usando o seu cartão de crédito.

Cada bandeira pode definir o valor da cobertura, o prazo e os itens elegíveis a cada seguro. No caso da Proteção de Compra (ou Compra Protegida), por exemplo, o prazo dos cartões Visa é de 180 dias, enquanto dos cartões Mastercard é de apenas 90 dias.

Quais cartões de crédito oferecem seguros grátis?

A maioria dos cartões de crédito contam com algum tipo de seguro oferecido gratuitamente para o titular e adicionais, mas os principais deles – e com coberturas maiores – são reservados aos cartões mais exclusivos, caso das variantes Platinum, Black, Infinite e Nanquim.

Veja na tabela abaixo os principais seguros para 8 tipos de cartão de crédito:

CARTÃO DE CRÉDITO SEGUROS OFERECIDOS
Visa Gold

Seguro Proteção de Preços, Proteção de Compras e Garantia Estendida Original

Mastercard Gold Seguro Proteção de Preços, Compra Protegida e Garantia Estendida Original
Visa Platinum

Seguro de Emergência Médica, Proteção de compras e Garantia Estendida Original

Mastercard Platinum Seguro para Veículo Alugado, Assistência de Viagem e Seguro Médico em viagens
Visa Signature

Seguro de Emergência Médica, Proteção de compras, Atraso de bagagem e de embarque, Perda de conexão, perde ou roubo de bagagem e Garantia Estendida Original

Mastercard Black Compra Protegida, Garantia Estendida Original, Proteção contra roubo em caixa eletrônico, Seguro para Veículo Alugado, Assistência de Viagem e Seguro Médico em viagens
Visa Infinite

Seguro de Emergência Médica, Proteção de compras, Atraso de bagagem e de embarque, Perda de conexão, perde ou roubo de bagagem e Garantia Estendida Original

Elo Nanquim* Seguro Garantia Estendida, Proteção de Compra, Seguro Viagem e Assistência Auto, Casa e Pet

Importante: cada emissor (banco ou cooperativa) pode incluir ou excluir seguros oferecidos pelos cartões. Por isso, é importante verificar diretamente com o seu banco a quais coberturas você tem acesso.

*A plataforma Elo Flex, dos cartões Elo, oferece a possibilidade de o cliente escolher qual benefício deseja contar no cartão, então pode ser que algum dele não esteja elegível para você por conta dessa escolha.

Para conferir todos os seguros dos cartões Visa, clique aqui.

Para conferir todos os seguros dos cartões Mastercard, clique aqui.

Para conferir todos os seguros dos cartões Elo, clique aqui.

Seguros do cartão de crédito – como saber quais são oferecidos?

Cada cartão conta com uma lista de seguros oferecidos, a grande maioria deles pela própria bandeira (Visa ou Mastercard). Os seguros com maiores coberturas ficam reservados às variantes Infinite ou Black, mas mesmo os cartões mais básicos podem contar com algum tipo de seguro.

Os cartões Gold, por exemplo, são os únicos a contarem com o Seguro Proteção de Preço, uma espécie de garantia de que você está pagando o menor valor na sua compra.

No entanto, apesar de serem benefícios das bandeiras de cartão, cada emissor pode optar por oferecer mais ou menos coberturas. Um exemplo prático disso é o cartão Itaú Fast Shop, que apesar de ser da variante Platinum, também conta com a Proteção de Preço.

Por isso, o melhor caminho para saber quais seguros seu cartão oferece é acessar a página da bandeira (Visa, Mastercard ou Elo) ou entrar em contato com o banco que emitiu o seu cartão.

Como usar os seguros do cartão de crédito?

Normalmente, os seguros dos cartões de crédito podem ser todos acionados online, por site ou aplicativo. E como hoje em dia praticamente todo mundo tem um celular com câmera, fazer uma foto de algum documento solicitado acaba sendo bem fácil e prático.

Outro caminho é entrar em contato por telefone. A Visa ainda disponibiliza uma opção por envio de cartas (Incas, são vocês?).

Cada cartão tem sua própria plataforma, e dependendo do seguro, é necessário emitir uma apólice ANTES de embarcar, que é o caso do Seguro Viagem, ou antes do sinistro.

Já no caso dos Seguros de Proteção (de Preço e de Compra) e Seguro para Carro Alugado, não há a necessidade de uma ação prévia, somente em caso de sinistros, que é quando você precisa acionar o seguro para receber a cobertura.

Como usar os Seguros Proteção de Compras e de Preços?

Assim como todo seguro, torço para que você não precise usar nenhum deles, por que isso provavelmente diz que algo saiu errado, seja durante sua viagem ou com algo que você comprou.

No meu caso, eu já precisei acionar mais de uma vez o Seguro Proteção de Compra, que me evitou um enorme prejuízo ao ter dois celulares roubados. Esse é um tipo de seguro que eu só precisei acionar após o ocorrido, obviamente.

O cartão que oferecia a cobertura era da bandeira Visa, e o caminho é bem simples – e também bem parecido com o da Proteção de Preço. Essa será a bandeira utilizada nos exemplos abaixo.

Primeiro ponto importante é saber que cada cartão Visa tem um valor determinado para cobertura da Proteção de Compra:

CARTÃO VALOR COBERTO
Visa Gold R$ 3.300 por evento e por ano
Visa Platinum (incluindo TravelMoney e Empresarial) R$ 16.500 por evento e R$ 33.000 por ano
Visa Signature (incluindo Empresarial) R$ 16.500 por evento e R$ 33.000 por ano
Visa Infinite (incluindo Empresarial) R$ 33.000 por evento e R$ 66.000 por ano

Com isso em mente, basta acessar o Portal de Benefícios Visa e seguir os passos abaixo:

  1. Com o login feito, escolha o cartão com o qual pagou integralmente a sua compra;
  2. Depois, clique ou toque em “Abrir um Sinistro“;
  3. Escolha a opção “Proteção de Compras“;
  4. Aceite os termos e siga para a página de informações pessoais e do incidente.

Nesse último passo, são 4 etapas: Informações gerais, Sobre o Incidente, Para Pagamento e Declaração e Consentimento.

Depois de abrir o sinistro, você precisará ter seus documentos pessoais e os referentes ao ocorrido (um boletim de ocorrência, por exemplo) e à sua compra (nota fiscal), que devem ser anexados nos campos indicados.

Pronto, aí é só esperar a análise por parte da seguradora responsável pela cobertura da Visa. Fique de olho no seu e-mail de cadastro, já que toda a comunicação é feita por esse endereço eletrônico!

A Visa pode entrar em contato, inclusive, para solicitar documentos adicionais ou correção daqueles que já foram enviados. Se você não responder no prazo, será necessário abrir um novo sinistro, começando o processo – e o tempo de espera – do zero.

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Como disse um pouco mais acima, o Seguro Proteção de Preço segue praticamente o mesmo formato de acionamento.

Importante: atualmente, a Proteção de Preço está disponível somente para os cartões Visa Gold.

A mudança é que, ao clicar em “Abrir um sinistro”, é necessário selecionar a opção Proteção de Preços. Depois, o processo é bem semelhante, em que devem ser informados dados pessoais, do bem adquirido, do valor mais baixo encontrado, etc.

Nessa etapa, você deve ter salvo ou em mãos cópias da nota fiscal, do anúncio do produto com menor preço e a fatura na qual consta o pagamento integral do produto comprado, ainda que de forma parcelada.

Para ver todos os detalhes de como funciona e a forma de abrir um sinistro, acesse nosso post completo sobre o seguro clicando aqui.

Lembrando que os passos acima são referentes a seguros dos cartões Visa. Caso o seu seja Mastercard, clique aqui para acessar a portal de benefícios. Se seu cartão é Elo, é só acessar este link.

Preciso emitir apólice do seguro do cartão antes de usar?

No caso dos Seguros Proteção de Compra e de Preço, citados acima, não há necessidade, mas para o Seguro Viagem (ou Assistência Médica Internacional), você precisa, sim, emitir uma apólice. E isso deve ser feito ANTES da sua viagem!

A Garantia Estendida Original é outro benefício que também exige uma emissão antecipada. O lembrete, inclusive, é feito na tela do portal de seguros dos cartões Mastercard (veja no print abaixo).

Ou seja, considerando essas duas coberturas, se você não fizer a emissão da apólice antes, não será possível ser ressarcido de possíveis despesas.

O processo pode ser feito totalmente online, na plataforma de seguro da sua respectiva bandeira de cartão de crédito, e costuma ser bem simples. Além disso, os bilhetes valem por um ano após a data de emissão.

O seguro viagem pode cobrir, inclusive, os acompanhantes durante uma viagem do titular do cartão, desde que estejam indicados na apólice emitida. É possível emitir o bilhete com datas de viagem definidas ou não, sem interferência na validade do seguro.

Para emitir o bilhete do seguro viagem, você precisará apenas dos dados pessoais dos beneficiários, como nome completo, data de nascimento, documento pessoal (CPF e/ou passaporte) e e-mail de contato.

Caso já tenha os dados da viagem, é possível incluir, mas eles não são necessários.

Tela de emissão do bilhete do seguro viagem dos cartões Mastercard

Tela de emissão do bilhete do seguro viagem dos cartões Visa

Para ter direito às coberturas do seguro, é necessário que a viagem tenha sido paga integralmente com o cartão de crédito elegível ao benefício!

Caso as passagens tenham sido emitidas com pontos ou milhas, há uma pequena diferença:

  • Para os cartões Visa, basta que as taxas de embarque e possíveis encargos tenham sido pagos com um cartão de crédito elegível. Caso não haja essa cobrança em dinheiro, os pontos utilizados no pagamento devem ter sido adquiridos em um programa de fidelidade ligado ao cartão que oferece o benefício.
  • Para os cartões Mastercard, são válidas para a cobertura apenas passagens emitidas com pontos adquiridos em um programa de fidelidade vinculado ao cartão de crédito que oferece o seguro.

Como a validade do seguro é de um ano, é fácil esquecer de renovar a apólice. Por isso, uma dica é manter um lembrete para uma data próxima ao vencimento. Vale usar o Google Agenda, o próprio calendário do celular, bilhetinho na geladeira… tudo para não deixar passar a renovação!

Lembre-se: caso o bilhete do Seguro Viagem ou da Garantia Estendida Original não seja emitido antecipadamente, você não terá direito às coberturas previstas.

Para emitir a apólice do Seguro Viagem do cartão Mastercard, clique aqui. Para quem usa cartões Visa, o link é este aqui.

Como gerar o bilhete da Garantia Estendida do cartão de crédito?

A emissão do bilhete de Garantia Estendida também é feita online, na página da central de benefícios do cartão que utiliza.

Você vai precisar somente dos dados pessoais (nome completo, CPF/passaporte, data de nascimento, etc). O seguro vale por um ano.

Para utilizar a cobertura, é necessário que o produto tenha sido pago integralmente com o cartão utilizado para gerar o bilhete.

Confira as regras de utilização da Garantia Estendida acessando as páginas dos cartões Mastercard (clique aqui) ou Visa (clique aqui).

Lembrando que caso você utilize um cartão de crédito Elo, cada seguro tem uma página específica, que pode ser conferida na página de perguntas frequentes da bandeira – acesse aqui.

SAIBA MAIS:


E você, sabia como funcionava os seguros do cartão de crédito?

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