Orseni Pequeno
08/09/2023 às 7:00

Compras bonificadas: as ofertas estão cada dia piores?

Quem acompanha o mundo das milhas há alguns anos sabe que as promoções de compras bonificadas já foram bem melhores. Mas não parece que elas estão ainda piores em 2023?

Em dezembro do último ano, quando selecionamos as melhores promoções de milhas de 2022, já chamávamos a atenção para as ofertas cada vez mais fragmentadas, com campanhas que ofereciam pontuações diversas para diferentes categorias de uma mesma loja. Essa prática ganhou ainda mais força nesse ano.

A distribuição dos pontos por categorias, que já se tornava comum nos grandes varejistas – como Magalu, Casas Bahia, Ponto e Extra – ganhou espaço também em parceiros menores dos programas de fidelidade, como marcas de moda que oferecem pontuação turbinada apenas em acessórios, ou farmácias que priorizam marcas específicas em um recorte de categoria.

Como se não bastasse a fragmentação dos pontos por categorias, marcas e até mesmo produtos, cada vez mais os programas estão direcionando as pontuações principais de cada oferta aos assinantes dos seus clubes de pontos, estabelecendo uma nova divisão e criando um custo adicional para quem deseja ganhar mais pontos.

Oferta de compra bonificada na Casas Bahia, em parceria com a Livelo.

Menos pontos

O grande detalhe é que não está apenas mais difícil e mais caro acumular pontos em ofertas de compra bonificada, a pontuação principal das ofertas também piorou. Ou seja, é mais trabalho e mais dinheiro para ganhar menos pontos.

A redução na oferta de pontos é mais perceptível quando observamos as promoções dos programas de fidelidade das companhias aéreas versus as campanhas dos programas dos bancos.

Olhando para o trabalho que fazemos aqui no Melhores Cartões, há pouco tempo eram menos frequentes as publicações com ofertas de compra bonificada diretamente nos programas das companhias aéreas, como Latam Pass, Smiles e TudoAzul. O motivo era simples: Livelo e Esfera tinham – ou era quase garantido que teriam muito em breve – ofertas que possibilitavam um maior acúmulo, especialmente quando combinadas com promoções de transferência bonificada.

Hoje, com Livelo e Esfera oferecendo 4, 5 ou 6 pontos nos grandes varejistas, quando muito 10 pontos por real em produtos ou marcas bem específicas, é normal olharmos para as promoções realizadas por Latam Pass, Smiles e TudoAzul e pensarmos: será que vale mais a pena? E sim, muitas vezes vale. Em boa parte, isso se deve à menor frequência de promoções de transferência bonificada, mas principalmente à redução do bônus oferecido nessas campanhas.

Oferta de compra bonificada na Casas Bahia, em parceria com o TudoAzul.

Não significa, porém, que os programas das companhias aéreas melhoraram suas ofertas de compras bonificadas, é que Livelo, especialmente, e Esfera pioraram muito.

O que esperar?

Prever o que vai acontecer daqui em diante não é tarefa das mais simples, mas se tivesse que apostar, diria que o cenário não deve melhorar muito no curto prazo, sobretudo para quem não está interessado em assinar um clube de pontos para receber mais vantagens, pois acho que os programas continuarão criando condições para que a participação nos clubes se torne cada vez mais necessária para os milheiros. Mas são apenas palpites.

A única certeza, em meio a tantas mudanças, é que seguiremos trabalhando diariamente para levar até vocês as melhores promoções de milhas. 😉

E você, que análise faz sobre o atual cenário das ofertas de compras bonificadas? Comenta aí!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *