Pix internacional! Projeto Nexus quer criar sistema de pagamentos instantâneos entre mais de 60 países
Já pensou transferir dinheiro para o exterior com a mesma rapidez do Pix que usamos no Brasil, sem precisar acessar várias contas diferentes? Pois tem muita gente – boa e competente – pensando nisso. O Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) está desenvolvendo o projeto Nexus, que tem o objetivo de funcionar como uma espécie de Pix internacional.
A ideia do BIS é ter um sistema que permita todos os países se conectarem a ele para, assim, movimentar os recursos financeiros mais rapidamente, ao invés de cada nação ter sua própria forma de transferência.
O projeto está em fase de testes, fazendo a integração de pagamentos na Malásia, em Cingapura e na Itália, que representa a zona do Euro nessa etapa. Ainda não estão claras as regras, mas o objetivo é tornar o Nexus viável em mais de 60 países (e o Brasil está entre eles!).
O BIS disponibilizou um documento (em inglês) que explica os detalhes sobre o Nexus – clique aqui para conferir.
Como e quando deve funcionar o PIX internacional?
De acordo com o BIS, o Nexus “torna mais fácil a conexão de um sistema de pagamento instantâneo a outro além das fronteiras”. Na prática, ele deve substituir os sistemas de transferências de recursos dos países participantes por apenas um, ligado à instituição. Com isso, a movimentação do dinheiro seria mais rápida e transparente, além de custar menos.
Apesar de estar na fase de testes, que segue em andamento fazendo transações sem usar dinheiro real entre a Malásia, Cingapura e Itália, o Nexus ainda não tem uma previsão para entrar em funcionamento. A estimativa inicial do BIS é de que um projeto piloto tenha início em 2023, e a adição de novos países ao sistema seja feita gradualmente.
O que falta resolver?
Um dos obstáculos encontrados pela equipe do centro de inovação do BIS, responsável pelo Nexus, tem relação com a tecnologia. Os sistemas utilizados para pagamento instantâneo ao redor do planeta foram desenvolvidos em formatos diferentes, o que dificulta a “conversa” entre eles, e a maioria trabalha com uma única moeda (como o real, no Brasil), sem conversão de câmbio.
Há também as questões das leis e de ordem política e econômica de cada país. Afinal, cada nação tem sua própria legislação sobre movimentação de recursos, proteção de dados e combate a fraudes, por exemplo, e fazer com que todas estejam alinhadas para essa nova ferramenta será um desafio.
O que é o Pix?
O Pix é um meio de pagamento instantâneo, que foi lançado no Brasil em 2020. Desde então, pagar compras ou transferir dinheiro para outras pessoas ficou muito mais rápido, eficiente e barato, uma vez que o Pix não tem custo para uso de pessoa física.
Além disso, também não é necessário saber todos os dados bancários da pessoa que deseja pagar, apenas a chave Pix, que pode ser um número de telefone, e-mail, CPF, CNPJ ou uma chave aleatória gerada pelo banco.
Atualmente são quase 500 milhões de chaves Pix cadastradas no país, com mais de 70 milhões de transações efetuadas diariamente, em média, de acordo com o governo brasileiro.
Existe Pix em outro país?
O Pix exatamente como nós brasileiros conhecemos não existe em outros lugares do mundo, mas alguns países utilizam ou estão testando sistemas semelhantes.
Veja alguns exemplos:
- Reino Unido (Faster Payments, que existe há mais de 10 anos);
- Austrália (New Payments Platform);
- China (Internet Banking Payment System);
- Índia (Immediate Payment Service, que é parecido com a TED que temos no Brasil)
- Estados Unidos (FedNow, em fase de testes);
Porém, ainda não é possível fazer transferências do Brasil para o exterior utilizando o nosso Pix. Existem algumas plataformas online que disponibilizam serviços para esse tipo de movimentação, mas algumas taxas podem ser cobradas, e a disponibilização do dinheiro não é tão imediata quanto no sistema brasileiro.
O que você faria se pudesse transferir recursos tão rápido quanto um Pix para outros países? O Nexus é um projeto promissor e que pode transformar a forma como vários países lidam com o dinheiro.
Para acompanhar dicas, novidades e promoções sobre cartões de crédito, milhas, pontos e cashback, inscreva-se no Telegram do Melhores Cartões e siga o nosso perfil no Instagram @melhorescartoes.
Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades
Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!
Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!