logo Melhores Destinos

Conheça a Smiles, o programa de fidelidade gratuito da GOL

Gabriela Alves
11/02/2024 às 11:00

Conheça a Smiles, o programa de fidelidade gratuito da GOL

A Smiles está entre os programas de fidelidade mais populares do Brasil, com cerca de 18 milhões de cadastros. O programa, que pertence à Gol Linhas Aéreas, oferece inúmeros benefícios para seus clientes de forma gratuita e permite o uso e acúmulo inteligente de milhas, seja para viagens ou para o dia a dia.

E falando em Gol, não podemos ignorar o momento atual em que se encontra a companhia aérea. Recentemente, a empresa entrou em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos e, apesar do cenário, informou que “os voos de passageiros da Gol, os voos de carga da GOLLOG, o programa de fidelidade Smiles e outras operações da empresa continuam normalmente”. Entretanto, ainda não é possível prever os impactos práticos da situação.

A seguir você encontra um guia completo da Smiles, com informações valiosas sobre acúmulo de milhas, resgates de passagens aéreas, clube de assinatura, cartão de crédito e muito mais!

O que é Smiles?

A Smiles é o programa de fidelidade da GOL Linhas Aéreas no qual você acumula milhas para resgatar passagens, hospedagens, diárias de aluguel de carros, produtos no Shopping Smiles, entre outras opções disponíveis na plataforma.

A empresa caminha para 30 anos de existência, sendo um dos principais programas de milhagem nacional. Atualmente, a Smiles tem mais de 100 parceiros entre companhias aéreas, empresas de varejo e de entretenimento.

Como funciona a Smiles?

O cadastro no programa Smiles é totalmente gratuito e os benefícios são distribuídos em categorias, que podem ser alcançadas por meio do acúmulo de milhas e trechos qualificáveis, no prazo de janeiro a dezembro. Conheça essa distribuição:

Categoria Smiles

Categoria Smiles

  • Iniciante, alcançada ao fazer o cadastro.
  • Acúmulo de milhas ao comprar passagens.
  • Milhas válidas por 6 anos em acúmulos GOL e 3 anos para demais acúmulos (exceto bônus).
  • Resgate de produtos e serviços com milhas na Smiles.

Categoria Prata

Categoria Prata Smiles

  • Alcançada ao acumular 6.000 milhas qualificáveis ou 6 trechos qualificáveis.
  • Antecipação gratuita de voos GOL.
  • 1ª bagagem gratuita.
  • Bônus de 25% no acúmulo de milhas em passagens compradas com companhias aéreas selecionadas.
  • Milhas válidas por 6 anos em acúmulos GOL e 3 anos para demais acúmulos (exceto bônus).

Categoria Ouro

Categoria Ouro Smiles

  • Alcançada ao acumular 12.000 milhas qualificáveis ou 12 trechos qualificáveis.
  • Antecipação gratuita de voos GOL.
  • 1ª e 2ª bagagens gratuitas.
  • Acesso aos GOL Premium Lounges.
  • Prioridade de embarque e check-in.
  • Milhas válidas por 8 anos em acúmulos GOL e 4 anos para demais acúmulos (exceto bônus).

Categoria Diamante

Categoria Diamante Smiles

  • Alcançada ao acumular 24.000 milhas qualificáveis ou 24 trechos qualificáveis.
  • Antecipação gratuita de voos GOL.
  • 1ª, 2ª e 3ª bagagens gratuitas.
  • Bilhete cortesia GOL.
  • Tarifa Especial Diamante.
  • Milhas válidas por 20 anos em acúmulos GOL e 10 anos para demais acúmulos (exceto bônus).

Como criar uma conta na Smiles?

Fazer o cadastro na Smiles é rápido e gratuito. Basta seguir o passo a passo:

1 – Acesse o site da Smiles (clique aqui).

2 – Clique em “Criar conta”, no menu localizado do lado direito da sua tela.

3 – Informe seu CPF e prossiga com dados pessoais, contato e endereço.

Como criar uma conta na Smiles?

4 – Feito isso, clique em “Revisar meus dados”. E, logo em seguida, em “Criar senha”.

5 – Crie uma senha de 4 dígitos e clique em “Concordo com o Regulamento da Smiles e com as suas Políticas de Privacidade“.

Como fazer cadastro na Smiles?

6 – Para finalizar, basta clicar em “Criar conta”.

Pronto! Agora você faz parte do programa Smiles.

Como acumular milhas na Smiles?

Pouca gente sabe, mas as formas para acumular milhas na Smiles não se limitam aos trechos voados com a GOL e parceiras. Pelo contrário, existem muitas possibilidades para turbinar o seu acúmulo e acelerar as possibilidades de resgates de passagens, serviços, produtos e até diárias em hotéis.

Conheça a seguir e comece a acumular hoje!

Como acumular milhas na Smiles?

Voando com a GOL e parceiras

Podemos dizer que essa é a forma mais tradicional de acumular milhas. Ao voar com a GOL ou qualquer uma das 15 companhias aéreas parceiras, você acumula milhas a cada trecho! Basta informar seu número Smiles no momento da compra da passagem, no check-in ou após a viagem, pelo site ou app do programa.

Mas fique atento! Pois essas milhas são geradas somente em passagens pagantes. Ou seja, trechos emitidos com milhas não pontuam.

Transferência de pontos ou Cartão GOL Smiles

Se o seu cartão de crédito pontua na Livelo, Esfera, Itaú, Caixa, Átomos, ou em qualquer um dos mais de 30 parceiros da Smiles (confira a lista completa aqui), você pode transferir seus pontos! E a melhor parte: muitas vezes, com bônus de 60%, 80% ou até 100%, o que potencializa ainda mais o seu acúmulo.

Outra forma de acumular milhas na Smiles é por meio do cartão co-branded GOL Smiles, disponível nas versões Internacional, Gol, Platinum e Infinite – peça o seu. As milhas acumuladas por meio de gastos neste cartão são creditadas diretamente em sua conta no programa. Além disso, também há a possibilidade de ganhar milhas bônus em campanhas de adesão.

Assinatura Clube Smiles

Para quem deseja garantir milhas todos os meses, o Clube Smiles oferece planos de 1.000 a 20.000 milhas com valores mensais a partir de R$ 42.

Há também a possibilidade de assinar o clube ganhando milhas bônus, de acordo com a promoção vigente. Clique aqui para aproveitar.

Reserva de hotéis

Reservar um hotel diretamente no site da Smiles pode gerar muitas milhas! São mais de 700 mil opções de hotéis nacionais e internacionais, com diárias que podem ser pagas em até 12x no cartão de crédito.

Veja exemplos de cotação de 4 diárias, em hotéis localizados em São Paulo, que podem render até 21.693 milhas.

Reserva de hotéis - Smiles

Aluguel de carros

Vai viajar e precisa alugar um carro? Saiba que você também pode ganhar milhas ao fazer a sua reserva no site da Smiles, com os parceiros Localiza ou Rentcars.

Para reservar, basta acessar o site (clique aqui) e informar o local de retirada e devolução do carro, data e horário. Para retirar o veículo – além de atender os requisitos de cada país – é só apresentar o documento de identificação e o cartão de crédito utilizado.

Compras no Shopping Smiles

Com o Shopping Smiles você compra produtos ganhando milhas em grandes lojas parceiras como Casas Bahia, Magalu e Fast Shop, de forma totalmente gratuita. São mais de 20 categorias de produtos entre smartphones, eletrodomésticos, eletroportáteis, TV e vídeo, roupas, beleza e cosméticos.

Créditos Uber

Se você utiliza muito o aplicativo do Uber no dia a dia e não tem vantagens, sinto em te dizer, mas você está usando errado… Comprando créditos Uber no site ou app da Smiles, é possível ganhar até 3 milhas por real gasto. 

Crédito Uber - Smiles

Ao concluir a compra, em até 72 horas você recebe um código no e-mail para inserir na área pré-paga do aplicativo de transporte. Olha só como é fácil:

Crédito Uber - Smiles

Reservando cruzeiros

Do mesmo modo que é possível reservar hotéis com a Smiles e ganhar milhas, também é possível fazer viagens de cruzeiro e acumular no programa! Norwegian Cruise Line, MSC e Oceania Cruises estão entre as principais parceiras da Smiles.

No próprio site você pode pesquisar o destino que deseja, data e a duração da viagem, bem como o porto que deseja embarcar e desembarcar. As reservas geram 5 milhas por real gasto para assinantes do Clube Smiles e categoria Diamante, e 3 milhas por real para Clientes Smiles.

A seguir, veja um exemplo de cruzeiro com a MSC, saindo do porto de Salvador (BA) com desembarque em Santos (SP). Essa reserva oferece até 16.890 milhas.

Cruzeiros - Smiles

Passeios e transfer

Ingressos para a Disney e Universal, shows, festas, teatros e até transfer. Tudo isso é possível adquirir ganhando até 4 milhas por real na Smiles.

O programa tem parceria com as empresas Ingresso Rápido, Gray Line e Seus Ingressos, o que torna possível oferecer passeios e serviços em mais de 700 destinos.

Smiles - Universal Orlando

Clique aqui para conferir as opções de Passeios e Transfer no site da Smiles. E aqui para Atrações e Parques.

Abastecimento do carro

Aquele gasto inevitável com o abastecimento do seu veículo também pode gerar milhas, graças a parceria da Smiles com o Shell Box. Olha como é fácil:

  1. Baixe o app do Shell Box (clique aqui) e faça seu cadastro.
  2. Clique “Cadastrar Cartão” e selecione cartão de crédito ou PayPal.
  3. Ao chegar no posto de combustível, abra o app, clique em “Pague e ganhe” e informe o código da bomba. O abastecimento irá acumular pontos.
  4. Para resgatar, ainda no app, escolha a opção “Resgate de pontos”, e selecione milhas ou desconto. Depois, clique em “Gerar Resgate”.

Em até 30 dias, as milhas estarão disponíveis em sua conta Smiles.

Pontos Shell Box

O acúmulo ainda é tímido: cada litro gera apenas um ponto no app do Shell Box, que posteriormente pode virar milhas na Smiles. Mas, como cada milha conta, a dica é válida!

Como consultar meu saldo na Smiles?

Para consultar seu saldo na Smiles é necessário fazer login na sua conta, com CPF ou número Smiles e senha. Tanto no site, quanto no aplicativo, o saldo aparece do lado superior direito da tela.

No app, o saldo aparece da seguinte forma:

Como consultar meu saldo na Smiles?

Já no site, a informação do saldo fica junto ao menu superior:

Como consultar meu saldo na Smiles?

O que é e como funciona o Clube Smiles?

O Clube Smiles é um clube de assinatura que oferece determinada quantidade de milhas todos os meses, além de benefícios, bônus especiais em transferências de pontos, descontos e promoções exclusivas de resgates de passagens e produtos.

Atualmente, o Clube Smiles dispõe de seis tipos de planos, com valores a partir de R$ 42, que variam de acordo com a quantidade de milhas recebidas e a forma de pagamento.

Confira a tabela com os planos disponíveis os valores de cada um:

Plano Valor mensal Valor anual parcelado Valor anual à vista
1.000 R$ 42 R$ 478,80 (12x de 39,90) R$ 453,60
2.000 R$ 78 R$ 889,20 (12x de 74,10) R$ 842,40
5.000 R$ 162 R$ 1.846,80 (12x de 153,90) R$ 1.749,60
7.000 R$ 219 R$ 2.496,60 (12x de 208,05) R$ 2.365,20
10.000 R$ 299 R$ 3.408,60 (12x de 284,05) R$ 3.229,20
20.000 R$ 9.336,00 (12x de 778) R$ 8.845,00

Frequentemente, a Smiles lança promoções para adesão do clube, oferecendo bônus bem atrativos se levarmos em consideração a redução no valor acumulado do milheiro. Clique aqui para aproveitar a oferta atual.

Em contrapartida, essas ofertas geralmente exigem uma permanência mínima de 6 meses no clube, como esse exemplo abaixo, que oferece até 20 mil milhas bônus ao assinar o Plano 1.000.

Clubes Smiles - Planos

Leia também:

Quais são as companhias aéreas parceiras da Smiles?

Como você já sabe, a Smiles pertence à GOL. Isso significa que a companhia aérea está diretamente ligada às emissões de passagens com o programa.

Por outro lado, a Smiles não se limita somente à companhia aérea brasileira, já que tem parceria com mais de 50 companhias aéreas pelo mundo todo. Veja a seguir a lista completa.

  • Avianca
  • Air France
  • KLM
  • American Airlines
  • Aerolíneas Argentinas
  • Air Europa
  • TAP Air Portugal
  • Aeroméxico
  • Air Canada
  • Copa Airlines
  • Emirates
  • Turkish Airlines
  • British Airways
  • Iberia
  • ITA Airways
  • Ethiopian Airlines
  • South African Airways
  • Korean Air
  • All Nippon Airways (ANA)
  • Sky Airline
  • Etihad Airways
  • Royal Air Maroc
  • TAAG
  • Hahn Air
  • Vueling Airlines
  • Boliviana de Aviación (BoA)
  • Aegean Airlines
  • WestJet
  • Aer Lingus
  • SKY express
  • Brussels Airlines
  • Virgin Australia
  • Jetstar Airways
  • Volotea
  • Croatia Airlines
  • Hawaiian Airlines
  • Bahamasair
  • Kenya Airways
  • Juneyao Air
  • EgyptAir
  • Caribbean Airlines
  • FlyDubai
  • Thai Airways International
  • China Eastern Airlines
  • Bangkok Airways
  • Scoot
  • Hong Kong Airlines
  • AirBaltic
  • FlySafair
  • Garuda Indonesia
  • Saudia
  • Starlux Airlines
  • Air India
  • Malaysia Airlines

Como emitir passagens aéreas com a GOL Smiles e parceiras?

Arrisco dizer que a emissão com a Smiles é uma das mais simples entre os programas de fidelidade do Brasil. Isso porque a plataforma dispõe de um sistema de busca de passagens muito eficiente, com um calendário de tarifas que facilita a vida de quem está em busca de trechos com os menores valores.

Smiles - Calendário passagens aéreas

Calendário de Tarifas Smiles.

O processo de emissão com Smiles, embora um pouco demorado, é bem simples. Olha só:

1 – Acesse o site da Smiles (clique aqui).

2 – Já na página inicial, utilize a ferramenta “Buscar Voos” e inclua informações de trechos (ida e volta ou apenas ida), número de passageiros, classe do voo, origem, destino e datas da viagem.

3 – Clique em “Buscar voos”.

Como emitir passagens aéreas com a GOL Smiles e parceiras?

4 – Selecione os trechos e tarifas de sua preferência.

5 – Na próxima tela, escolha como deseja pagar as taxas de embarque: com milhas, com dinheiro ou Milhas & Money.

6 – Confirme as informações do voo em “Resumo do pedido”, concorde com as Regras de Tarifas e Cancelamento e clique em “Confirmar Passagens”.

7 – Na próxima etapa, informe todos os dados dos passageiros, bem como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e telefone para contato.

8 – Para concluir, se você é assinante do Clube Smiles, existem 3 opções para garantir as passagens escolhidas: emitir os bilhetes na hora, reservar por até 3 dias ou reservar os bilhetes com o Viaje Fácil por até 60 dias antes do voo.

Como emitir passagens aéreas com a GOL Smiles e parceiras?

9 – Escolheu a melhor opção para você? Pronto! Agora é só concluir o pagamento e finalizar a emissão com sua senha cadastrada.

Por último, se você ainda não tem um destino certo para viajar e deseja explorar as possibilidades, a dica é acessar o site da Smiles com login e senha, e deixar o destino escolher você! Geralmente, aparecem sugestões de destinos personalizados, já com os valores das tarifas, o que pode facilitar a sua escolha.

Como emitir passagens aéreas com a GOL Smiles e parceiras?

Dicas de emissões com a Smiles

Selecionamos boas dicas de emissões com a Smiles, algumas delas divulgadas recentemente aqui no Melhores Cartões. São opções de trechos com destinos nacionais e internacionais, saindo de diferentes aeroportos do Brasil. Confira!

1 – São Paulo (GRU) para Miami (MIA)
Companhia aérea: American Airlines
Classe: Econômica
Milhas Smiles: 56.000 (trecho)

Dicas de emissões Smiles

2 – Porto Alegre (POA) para Jericoacoara (JJD)
Companhia aérea: GOL Linhas Aéreas
Classe: Econômica
Milhas Smiles: 29.400 (ida) e 29.700 (volta)

Dicas de emissões Smiles

3 – Manaus (MAO) para Aruba (AUA)
Companhia aérea: Avianca
Classe: Econômica
Milhas Smiles: 27.900 (ida) e 26.200 (volta)

Dicas de emissões Smiles

4 – São Paulo (GRU) para Curitiba (CWB)
Companhia aérea: GOL Linhas Aéreas
Classe: Econômica
Milhas Smiles: 6.500 (trecho)

Dicas de emissões Smiles

Importante: as tarifas foram encontradas na data de publicação deste post. Os valores estão sujeitos a disponibilidade e podem sofrer alterações.

Shopping Smiles

O Shopping Smiles é uma plataforma de compras que reúne lojas de diferentes segmentos em um só lugar.

Atualmente, a Smiles tem parceria com grandes nomes do varejo como Casas Bahia, Magalu, Fast Shop, Camicado, Extra, Ponto e Netshoes. Ao todo, são mais de 20 categorias de produtos entre smartphones, eletrodomésticos, eletroportáteis, TV e vídeo, roupas, beleza e cosméticos.

Na plataforma, você tem três opções: juntar milhas, usar suas milhas ou optar por Milhas & Money, que é a junção dos dois.

Shopping Smiles

Entre as vantagens de comprar no Shopping Smiles está a possibilidade de acelerar o acúmulo de milhas gratuitamente. Mas de que forma isso acontece? Vamos à prática!

No exemplo abaixo, na compra de um iPhone 15 (256gb), a cada 1 real, você acumula 3 milhas Smiles. Neste caso, a compra do produto, com custo de R$ 6.414, gera 19.242 milhas no programa.

Shopping Smiles - iPhone

Uma dica é sempre comparar os valores de produtos com as mesmas características em outras lojas e marketplaces, a fim de entender se realmente vale a pena utilizar essa estratégia de acúmulo de milhas.

Em teoria, como a Smiles é apenas uma intermediadora entre o consumidor e as lojas parceiras, os valores dos produtos não mudam em relação à compra direta no site. A vantagem está exclusivamente na possibilidade de gerar milhas.

Lembrando que as milhas geradas nas compras pelo Shopping Smiles podem ser trocadas por passagens, produtos, créditos no Uber, transferências para ALL – Accor Live Limitless, entre outras possibilidades.

Cartão de Crédito GOL Smiles

O cartão de crédito GOL Smiles é um cartão co-branded, atualmente emitido por três grandes bancos: Bradesco, Santander e Banco do Brasil. Disponíveis nas versões Internacional, Gold, Platinum e Infinite, as milhas geradas por meio desses cartões são creditadas diretamente em sua conta Smiles.

Em resumo, todos eles são de uso nacional e internacional, acumulam milhas qualificáveis e permitem o parcelamento de passagens em até 12x sem juros, no site da GOL. Além disso, são elegíveis aos benefícios do programa de vantagens Vai de Visa.

No entanto, cada variante tem seus benefícios e pontuações, e você conhece um pouco mais sobre eles a seguir.

Cartão de Crédito GOL Smiles Internacional

Cartão GOL Smiles Internacional

  • 2 milhas por dólar (Clube Smiles ou Diamante) ou 1,35 milha por dólar (demais clientes).
  • Bônus na aquisição do cartão: 3.000 milhas (Clube Smiles ou Diamante) ou 2.000 milhas (demais clientes).
  • Bônus de renovação: 2.000 milhas (Clube Smiles ou Diamante) ou 1.000 milhas (demais clientes).
  • Milhas válidas por 3 anos.
  • Anuidade: R$ 312 por ano ou até 12x de R$ 26.

Para solicitar, clique aqui.

 

Cartão de Crédito GOL Smiles Gold

Cartão GOL Smiles Gold

  • 3 milhas por dólar (Clube Smiles ou Diamante) ou 1,8 milha por dólar (demais clientes).
  • Bônus na aquisição do cartão: 7.500 milhas (Clube Smiles ou Diamante) ou 5.000 milhas (demais clientes).
  • Bônus de renovação: 3.000 milhas (Clube Smiles ou Diamante) ou 2.000 milhas (demais clientes).
  • Milhas válidas por 3 anos.
  • Anuidade: R$ 432 por ano ou até 12x de R$ 36.

Para solicitar, clique aqui.

 

Cartão de Crédito GOL Smiles Platinum

Cartão GOL Smiles Platinum

  • 3,5 milhas por dólar (Clube Smiles ou Diamante) ou 2,3 milhas por dólar (demais clientes).
  • Bônus na aquisição do cartão: 15.000 milhas (Clube Smiles ou Diamante) ou 10.000 milhas (demais clientes).
  • Bônus de renovação: 4.000 milhas (Clube Smiles ou Diamante) ou 3.000 milhas (demais clientes).
  • Milhas válidas por 3 anos.
  • Anuidade: R$ 576 por ano ou até 12x de R$ 48.

Para solicitar, clique aqui.

 

Cartão de Crédito GOL Smiles Infinite

Cartão GOL Smiles Infinite

  • 5,5 milhas por dólar (Clube Smiles ou Diamante) ou 3 milhas por dólar (demais clientes).
  • Bônus na aquisição do cartão: 20.000 milhas (Clube Smiles ou Diamante) ou 15.000 milhas (demais clientes).
  • Bônus de renovação: 7.000 milhas (Clube Smiles ou Diamante) ou 5.000 milhas (demais clientes).
  • Milhas não expiram.
  • Anuidade: R$ 1.188 por ano ou até 12x de R$ 99.

Para solicitar, clique aqui.

Leia também:

Smiles vale a pena?

Sim. A começar pelo fato de ser um programa totalmente gratuito e que dá acesso a benefícios muito interessantes para quem deseja viajar e economizar. Agora que você já conhece as diferentes formas de acumular milhas na Smiles, vale a pena trazer esses aprendizados para o seu dia a dia e utilizá-los ao seu favor.

No caso de quem já acumula milhas na Smiles e deseja gastar esse saldo o quanto antes devido ao momento de instabilidade em que se encontra a GOL, assinar o Clube Smiles pode ser uma alternativa imediata, já que essa assinatura oferece descontos em emissões e outros benefícios agregados. Lembre-se também que você pode fazer o cancelamento a qualquer momento.

Por fim, é importante pontuar que este post é um guia sobre a Smiles e como usar melhor o programa. Não tratamos aqui dos possíveis impactos futuros da recuperação judicial da Gol que está em andamento, visto que já falamos do assunto em outros posts e ainda não é possível analisar as consequências práticas desse processo, tanto nas operações da companhia aérea quanto no programa de fidelidade. Vamos continuar acompanhando o assunto no dia a dia e postando todas as novidades a respeito, sempre torcendo para que a companhia aérea se recupere o quanto antes.


E você, já tem cadastro na Smiles? Costuma fazer emissões no programa? Nos conte a sua experiência!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade