Cleverson Lima
29/04/2024 às 18:08

C6 Bank terá que devolver R$ 35 milhões para clientes – saiba se você tem direito

O C6 Bank deverá ressarcir aproximadamente R$ 35,9 milhões a 264.303 clientes por cobranças indevidas no cartão de crédito. O valor corresponde a cobranças indevidas realizadas no parcelamento de faturas dos cartões no período entre 11 de novembro de 2020 e 20 de julho de 2022.

A medida vem após um acordo da instituição com o Banco Central, que inclui também uma multa de R$ 1,8 milhão.

Em nota ao jornal “Valor Econômico”, o C6 Bank alegou que “as questões que originaram a assinatura do termo de compromisso foram resolvidas em 2022, assim que o erro foi detectado” e que a restituição de mais de 98% do valor já foi realizada ainda em 2022.

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Você tem direito?

Os clientes afetados pelo C6 Bank não precisam realizar nenhuma ação específica para receber a restituição dos valores cobrados indevidamente. O banco deve automaticamente processar os reembolsos para os clientes elegíveis, corrigindo os valores com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desde a data das cobranças indevidas até a data da devolução.

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O C6 Bank tem um prazo de três meses, conforme estipulado no termo de compromisso com o Banco Central, para concluir esses reembolsos. Caso tenha dúvidas específicas ou não receba o reembolso dentro do prazo estabelecido, é recomendável que os clientes entrem em contato diretamente com o banco para verificar o status do seu caso.

Financeira das lojas Riachuelo também foi multada

Além do C6 Bank, a Midway, financeira do grupo das lojas Riachuelo, também foi obrigada a devolver dinheiro a clientes. Nesse caso, a empresa teve de reembolsar cerca de R$ 26,6 milhões a 3,1 milhões de clientes por cobranças excessivas em faturas de cartão de crédito ocorridas entre janeiro de 2015 e dezembro de 2020.

A empresa afirmou que já havia restituído aproximadamente R$ 23 milhões aos clientes afetados até dezembro de 2023.

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