logo Melhores Destinos

Top 10 melhores programas de milhas internacionais! Confira o vencedor do Prêmio Melhores Destinos 2023

Daniel Gadelha
20/11/2023 às 11:01

Top 10 melhores programas de milhas internacionais! Confira o vencedor do Prêmio Melhores Destinos 2023

Smiles, Latam Pass e TudoAzul são os programas mais utilizados pelos brasileiros, afinal, são os programas de fidelidade das três companhias aéreas nacionais. Mas além deles existem programas de recompensas de companhias internacionais que também fazem sucesso por aqui, mas você sabe qual é o melhor deles?

O Prêmio Melhores Destinos, realizado anualmente pelo Melhores Destinos, e conta com uma categoria para Melhor Programa de Milhas Internacional e todos os anos elege um programa de acordo com a opinião dos leitores. Nesta edição, mais de 26 mil pessoas participaram, o que faz dele o prêmio com maior participação do Brasil. O grande vencedor é um programa norte-americano, você imagina qual seja? Confira!

Melhor Programas de Milhas Internacional 2023/24

No total foram 18 concorrentes, confira o top 10, a nota geral que cada programa recebeu e o grande vencedor!

1º – AAdvantage (American Airlines) 🥇

Nota: 7,93

Em primeiro lugar, o AAdvantage levou o prêmio de Melhor Programa de Milhas Internacional do Melhores Destinos 2023! Um dos principais atributos do AAdvantage é a estabilidade. As mudanças nas regras do programa acontecem apenas uma vez por ano e não são radicais como as que acontecem nos programas brasileiros.

O programa oferece bons resgates em companhias parceiras e com valores fixos, o que é bem raro hoje em dia. A grande maioria das emissões é feita pelo site ou aplicativo, sem necessidade de entrar em contato com a central, o que é uma mão na roda. A American é membro da aliança Oneworld e permite resgatar passagens aéreas de todas as companhias do grupo, como Iberia, British Airways, Qatar, além de outras parceiras, como a Gol.

Os resgates em voos domésticos da American são dinâmicos e custam a partir de 7.500 milhas, o valor depende da origem e destino, ocupação do voo, dentre outros fatores.

Uma boa oportunidade de resgate são voos do Brasil para a America do Norte, que custam a partir de 30.000 milhas por trecho de qualquer origem para qualquer destino nessas regiões, mediante disponibilidade.

Outra dica é resgatar voos Gol com milhas AA com pouca antecedência, quando a passagem em dinheiro está muito cara e não há disponibilidade na Smiles ou o preço em milhas está estratosférico. Os voos Gol dentro dentro do Brasil custam 7.500 milhas por trecho e voos dentro da America do Sul custam 10.000 milhas por trecho, mediante disponibilidade de vagas na classe tarifária da parceria. O resgate de voos Gol com milhas AAdvantage também pode ser feito pelo site ou aplicativo.

Por fim, o programa não cobra taxa de cancelamento nos resgates desde que a solicitação seja feita antes da data da viagem, o que é um benefício e tanto.

No Brasil, o único banco parceiro do programa é o Santander, que possui um cartão de crédito que pontua diretamente no AAdvantage. Além disso, esse ano a Esfera, programa de fidelidade do Santander, fez duas promoções que permitiam a transferência de pontos para a American.

2º – Privilege Club (Qatar Airways) 🥈

Nota: 7,78

A Qatar Airways faz parte da aliança Oneworld e permite resgate e acúmulo de pontos em todas as companhias membro, além de outras parceiras, como a Latam. A moeda do programa Privilege Club são os avios, a mesma utilizada pelos programas Executive Club (British Airways) e Iberia Plus, ou seja, os pontos podem ser transferidos entre os programas sem nenhum custo.

Os participantes do Privilege Club podem acrescentar até 9 familiares às suas contas, compartilhando benefícios e acumulando pontos avios e prêmios do programa de forma mais rápida.

O Privilege Club também oferece status match com outros programas, incluindo o ALL, da rede de hotéis Accor.

3º – Skywards (Emirates) 🥉

Nota: 7,72

O Skywards levou a medalha de bronze, em terceiro lugar nesta edição do Prêmio. A Emirates não faz parte de nenhuma aliança aérea, mas tem parceria com diversas companhias para acúmulo e resgate de pontos, como TAP Portugal, Gol, Air Canada, dentre outras. No Brasil não há programa de fidelidade ou cartão de crédito parceiros para envio de pontos para o Skywards.

O programa não possui tabela fixa para resgate, então os preços variam de acordo com a ocupação do voo, distância percorrida, rota, dentre outros fatores.

4º – Iberia Plus (Iberia)

Nota: 7,64

O Iberia Plus levou a 4ª colocação nesta edição do Prêmio. O programa se destaca por manter tabela fixa para resgate em voos tanto da Iberia como de seus parceiros baseado na distância percorrida, um benefício quase extinto nos programas atualmente.

Avios é a moeda do programa, a mesma utilizada pelo Executive Club (British Airways) e Privilege Club (Qatar Airways), ou seja, os pontos destes programas podem ser transferidos entre si e de graça a qualquer momento. No Brasil é possível enviar pontos Esfera e Livelo para o programa.

De tempos em tempos o programa faz promoções de resgate com 50% de desconto, o que permite emitir passagens aéreas do Brasil para Madri por até 21.250 avios mais taxas ida e volta em classe econômica, um ótimo resgate.

A companhia faz parte da aliança Oneworld, então o Iberia Plus permite o acúmulo e resgate de avios em todas as empresas do grupo. Além delas, o programa também é parceiro de companhias fora da aliança, como a Latam.

É possível encontrar voos domésticos da Latam a partir de 6.000 avios o trecho mais taxas, a depender da distância entre origem e destino. Essa pode ser uma oportunidade para emissões de última hora quando os preços no site da Latam estão muito altos tanto em reais como em pontos!

Uma dica de resgate que eu já aproveitei foi o voo direto da Latam de Miami para Fortaleza por 20.750 avios mais taxas o trecho. Na época foi muito mais barato do que emitir pelo Latam Pass ou em dinheiro.

Mas atenção, antes de resgatar passagens de parceiros com avios Iberia saiba que não é possível remarcar ou reembolsar o bilhete. Caso desista da viagem, irá perder os avios utilizados. O programa só permite alterar a data ou cancelar passagens de voos da própria companhia.

O site do programa também é bem difícil de navegar e apresenta constantes erros e tentativas até que seja possível finalizar uma emissão. Uma alternativa é utilizar o aplicativo da Iberia que é mais estável.

5º – MileagePlus (United)

Nota: 7,61

A United faz parte da aliança Star Alliance, então membros do programa podem ganhar pontos e resgatar passagens em todas as companhias membro, além de outros parceiros, como a Azul. Os resgates de voos tanto da United como de parceiros são feitos pelo site ou pelo aplicativo, o que é super prático. Os valores de passagens de parceiros seguem valores fixos, um ótimo benefício.

Para quem precisa emitir voos da Azul de última hora, utilizar milhas MileagePlus pode ser uma alternativa. O programa cobra 13.800 milhas por trechos domésticos da Azul já com bagagem despachada inclusa independente da origem e destino, desde que haja disponibilidade na classe tarifária da parceria. Essa pode ser uma boa opção quando o preço da passagem em dinheiro estiver muito alto e o valor em pontos TudoAzul atingir o estratosférico teto de 90.000 pontos.

Por outro lado, gerar pontos no programa se tornou bem mais caro. O único parceiro no Brasil é a Livelo e houve uma piora significativa na conversão de pontos no ano passado. Cada ponto MileagePlus passou a custar 4 pontos Livelo ao invés de 2, tornando o custo para gerar pontos no programa da United muito alto.

6º – SkyMiles (Delta Air Lines)

Nota: 7,50

A Delta faz parte da aliança SkyTeam e o programa permite acumular e resgatar milhas em todas as companhias do grupo, como Air France, KLM, Aerolíneas Argentinas, Aeroméxico, dentre outras, e também parceiras fora da aliança, como a Latam. Todos os resgates são feitos através do site, o que é uma vantagem e tanto.

Para voos da própria Delta, os valores para resgate são dinâmicos, a partir de 7.500 milhas por trecho mais taxas. Já para companhias parceiras os valores são fixos, mas não costumam ser muito atrativos.

Uma boa dica é o resgate de voos do Brasil para a America do Norte a partir de 25.000 milhas por trecho voando Delta ou Latam em classe econômica, mas pode ser difícil encontrar o menor valor.

No Brasil é possível enviar pontos Membership Rewards Santander para o programa.

7º – Flying Blue (Air France/KLM)

Nota: 7,29

O Flying Blue é compartilhado entre as companhias Air France e KLM. Membro da aliança SkyTeam, além das companhias associadas à aliança, o programa também acumula e resgata pontos em parceiras, como a Gol. Todos os resgates são dinâmicos, o que torna imprevisível o valor de uma passagem com pontos no programa.

No Brasil os parceiros de transferência de pontos para o programa são Livelo e Membership Rewards Santander.

8º – Miles&More (Lufthansa/Swiss)

Nota: 7,29

A alemã Lufthansa e a suíça Swiss compartilham o mesmo programa de fidelidade, o Miles&More. Ambas as empresas fazem parte da aliança Star Alliance, então os participantes podem acumular e resgatar pontos em todas as companhias membro. Infelizmente não há programa ou cartão de crédito parceiro que permita o envio de pontos para o Miles&More no Brasil.

9º – Suma (Air Europa)

Nota: 7,20

Já em 9º lugar ficou o Suma, programa da Air Europa. Como membro da aliança SkyTeam, os clientes podem acumular e resgatar pontos em todas as companhias do grupo, como Aeroméxico, Delta Air Lines e Aerolíneas Argentinas. O resgate de passagens aéreas com pontos pode ser feito pelo site ou pela central de atendimento.

Infelizmente não há programa ou cartão de crédito parceiro do Suma no Brasil.

10º – Executive Club (British Airways)

Nota: 7,13

Em 10º lugar no Prêmio ficou o programa Executive Club, da British Airways. A principal companhia aérea da Inglaterra faz parte da aliança Oneworld, e a moeda utilizada pelo programa são os avios, assim como o Iberia Plus e Privilege Club. A transferência de pontos entre esses programas também é grátis.

O programa permite acúmulo e resgate de avios em todas as companhias que fazem parte da Oneworld, além de outras parceiras. Os resgates em voos da BA e das parceiras seguem uma tabela fixa de acordo com a distância entre origem e destino, o que oferece boas oportunidades para resgates em voos de curta e média distância. Para viagens mais longas, os preços costumam ser mais caros, o que geralmente não compensa.

No Brasil é possível enviar pontos Livelo para o programa.

Programas internacionais que ficaram fora do top 10

Fora do top 10 ficaram ConnectMiles da Copa, TAP Miles&GO e LifeMiles da Avianca. O primeiro oferece resgates de companhias da Star Alliance e também de outros parceiros, como a Gol. Há pouco tempo o programa fechou parceria com a Livelo, o que deixou muito entusiasmados já que os resgates seguem uma tabela fixa e os valores são atrativos. Porém, a conversão é de 3 pontos Livelo para um ponto ConnectMiles, tornando a transação nada vantajosa. O programa teve nota geral 7,03 e ficou em 11º lugar.

Já o TAP Miles&GO é muito utilizado pelos brasileiros e foi o programa que recebeu o maior número de avaliações no Prêmio, um total de 1.486. No entanto, o programa teve muitas mudanças negativas nos últimos tempos, como fim das promoções bonificadas, aumento nos resgates e dificuldade nas emissões. Por outro lado, o programa oferece tabela fixa para resgates e permite a transferência de pontos da Livelo e de vários bancos na proporção 1:1, o que são diferenciais. O Miles&GO ficou na 12º posição no Prêmio, com nota geral 6,95.

Por fim, o LifeMiles da Avianca perdeu a parceria com a Livelo tempos atrás e ficou pouco acessível para os brasileiros. A companhia permite o resgate de passagens de parceiros da Star Alliance de acordo com a distância percorrida e até pode apresentar algumas oportunidades interessantes. Porém, a única opção para brasileiros gerarem pontos lá é comprando em promoções específicas. O programa ficou na última colocação no Prêmio com nota geral 6,38.


E aí, o que achou do vencedor do prêmio? E do top 10? Comente e participe!

Agradecemos aos leitores que participaram da votação e nos ajudaram a escolher o melhor programa de milhas internacional. E, claro, parabenizamos todos os programas, em especial, o AAvantage, grande vencedor da categoria no Prêmio Melhores Destinos 2023.

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade