Cleverson Lima
05/03/2023 às 7:00

Iberia Plus: saiba como emitir passagens e tudo sobre o programa

Iberia Plus é o programa de fidelidade da Iberia, companhia aérea espanhola que voa para o Brasil e para mais de 40 países. O programa oferece vantagens e recompensas aos seus clientes frequentes e outros que pontuam a partir de produtos ou serviços de parceiros da Iberia.

O programa tem chamado a atenção dos brasileiros já que pode ser uma das opções de fidelidade internacionais mais vantajosas e fáceis de acumular graças às parcerias da Iberia com empresas nacionais no setor de aviação (Latam) e financeiro (Esfera e Livelo).

Além disso, o Ibéria Plus é um dos poucos programas que (ainda!) conta com uma tabela fixa para resgates de passagens aéreas, o que é um facilitador na hora de pôr em prática uma estratégia de acúmulo de milhas.

Sobre a Iberia

Rotas operadas pela companhia aérea Iberia no mundo todo em Fevereiro de 2023. É possível emitir passagens com pontos pelo Iberia Plus

Rotas operadas pela Iberia (Fevereiro de 2023)

Fundada em 1927, a Iberia é uma companhia aérea espanhola que atua tanto em voos domésticos quanto internacionais. Com hub em Madrid, é uma das maiores empresas do setor da Europa, com uma ampla rede de destinos em todo o mundo. No Brasil, a empresa voa da capital da Espanha para São Paulo e o Rio de Janeiro.

A Iberia faz parte da International Airlines Group (IAG), um grupo dono de companhias aéreas que surgiu a partir da fusão entre Iberia e British Airways. Hoje, o IAG também controla outras empresas aéreas, caso da irlandesa Aer Lingus, da low cost Vueling e da também espanhola Air Europa, recentemente adquirida pela Iberia. Além disso, a empresa também administra a moeda de fidelidade Avios, como são chamadas as milhas (ou pontos) usados no grupo.

Avios: as milhas da Iberia

Ilustração mostra os programas que utilizam o Avios como moeda de milhas e pontos, entre eles o Iberia Plus, da Iberia, além da British Airways, Qatar, Vueling e Aer Lingus

Avios são os pontos de fidelidade da Iberia e das companhias do IAG. Mais recentemente, foram adotados também como moeda de fidelidade da Qatar Airways. Esses pontos são acumulados quando os clientes realizam viagens com as companhias aéreas do grupo, participam de promoções, transferem de outros programas de fidelidade ou compram Avios.

Uma vez na conta, os Avios podem ser utilizados para resgatar passagens aéreas, para realizar upgrades para classe executiva, hospedagem em hotéis e outros produtos e serviços relacionados às viagens na companhia. Além disso, os clientes também podem transferir seus Avios para outros programas de fidelidade, como o Marriott Bonvoy ou o Hilton Honors.

Como acumular pontos Avios?

Formas de acumular Avios para o Iberia Plus a partir de voos, transferências da Livelo e Esfera, reserva de hotéis, aluguel de carros e compra de pontos

A maneira mais fácil de acumular Avios é voando com a Iberia ou com alguma das parceiras. O total de acúmulo vai depender do seu status na companhia. Para os clientes da categoria mais básica da Iberia, a Clasica, o acúmulo é de 5 pontos por euro gasto. Para os das intermediárias Plata e Oro são 6 e 7 Avios respectivamente. Por fim, os clientes das categorias premium Platino, Infinita e Infinita Prime recebem 8 Avios por euro gasto.

Para brasileiros, é enviar pontos através dos dois parceiros financeiros que o Iberia Plus tem no país: o Esfera e a Livelo, que falaremos baixo.

Além disso, você pode turbinar o seu acumulo de pontos Iberia Plus conta com parceiros em outras áreas, como hotéis, aluguel de carros, compras e gastronomia. Ao adquirir produtos ou serviços com algum deles ou transferindo pontos você acumulará Avios. Entre os parceiros estão:

Hotéis
  • Booking.com
  • IHG One Rewards
  • Marriott Bonvoy™
  • All – Accor Live Limitless
  • Best Western Rewards
  • Melia Rewards
Aluguel de carros:
  • Avis
  • Budget
BANCOS E FIDELIDADE
  • Livelo
  • Esfera
  • Membership Rewards

Como enviar pontos do Esfera ou Livelo para o Iberia Plus

Outra forma de acumular Avios no IB Plus é transferindo pontos da Livelo ou do Santander Esfera para o programa. Atualmente apenas esses dois programas brasileiros transferem para o IB Plus, ambos com taxa de conversão 2:1. PS: quem utiliza o Esfera há mais tempo deve se lembrar que até 2021 era possível transferir com a conversão de 1:1 (bons tempos!).

Esfera

O Esfera é o programa de fidelidade para clientes do Santander e de parceiros financeiros como o BTG Pactual e o Monis. Além disso, é possível acumular pontos Esfera comprando em parceiros de ecommerce como Magalu, Ponto, Casas Bahia e outros.

Transferência do Esfera para o Iberia Plus

Parceiro antigo do Iberia Plus no Brasil, o Esfera permite a transferência de no mínimo 15.000 pontos, que se convertem em 7.500 Avios. A transferência padrão demora até 3 dias úteis para cair, mas caso você queira pode pagar 4 mil pontos Esfera e ter transação finalizada em até 3 horas.

Ao contrário do que ocorre na Livelo, não há qualquer menção de proibição de transferência para o Iberia Plus de pontos Esfera comprados em dinheiro.

As transferências do American Expess do Santander também tem a proporção 2:1.

Livelo

O Livelo é um programa de fidelidade usado principalmente para clientes dos cartões do Bradesco e do Banco do Brasil, mas conta também com parcerias de transferência com o C6 Bank, BTG Pactual, Banese, Banco Bari, Next, Digio, BV, modalmais, Efí, Banco do Nordeste, Cooperforte e Uniprime.

Você também pode acumular pontos Livelo comprando produtos ou serviço em lojas como a Amazon, Magalu, Extra, Polishop, Renner, C&A, Hoteis.com, Booking, Natura, Camicado e muitos outros.

Transferência da Livelo para o Iberia Plus

A transferência mínima da Livelo para o Iberia Plus é 20.000 pontos, o que resulta em 10.000 Avios. Após a confirmação, os pontos são creditados em até 7 dias úteis, mas geralmente caem bem antes disso.

Um detalhe importante é que, segundo os termos e condições, não é possível transferir pontos Livelo oriundos de compras de pontos.

Resumindo:

PROGRAMA CONVERSÃO TRANSFERÊNCIA MÍNIMA
Livelo 2 pontos Livelo = 1 Avios 10 mil pontos Livelo
Esfera 2 pontos Esfera = 1 Avios 15 mil pontos Esfera

Como resgatar passagens no Iberia Plus

Você pode resgatar passagens aéreas da Iberia diretamente no site oficial ou no aplicativo da companhia para iPhone ou Android. Siga esses passos:

  1. Acesse o site oficial da Iberia – link aqui
  2. Insira sua origem, destino e datas de ida e volta
  3. Clique em “Pagar com Avios”, logo abaixo dos destinos e depois em “PesquisarEmissão de passagem com pontos pelo Iberia Plus
  4. O site solicitará que você efetue login com seu usuário (apenas números) e senha.
  5. Visualize as opções de voos disponíveis, seleciona o horário e após a classe (econômica, premium economy ou executiva)
    Emissão de passagem com pontos em classe executiva, economica e premium economy
  6. Selecione o voo que deseja resgatar e prossiga para a tela de confirmação.
  7. Verifique os detalhes do seu resgate, como o número de pontos necessários e taxas a pagar.
  8. Insira os dados do passageiro, confirme seu resgate e finalize a reserva

No aplicativo da Iberia os passos são parecidos. Alguns leitores relatam que passagens nacionais ou para a América do Sul tem maior disponibilidade no aplicativo, já que o site pode apresentar alguns bugs. Então vale a pena conferir nos dois modos.

Lembre-se de que o número de pontos necessários para resgatar uma passagem depende do destino, da época da viagem e da disponibilidade de assentos na classe desejada. Além disso, as taxas e impostos variam de acordo com a rota e as regulamentações do país de destino.

O processo de resgate de recompensas do Iberia Plus é simples e pode ser feito sem maiores problemas.

Quanto custa uma passagem com pontos na Iberia?

O custo de uma passagem com pontos no Iberia Plus varia, pois depende de diversos fatores, como a época do ano, a rota, a classe de viagem e a disponibilidade de assentos.

Em voos operados pela Iberia, há uma divisão entre alta e baixa temporada. Na alta, que inclui feriados europeus, a maior parte do verão e datas comemorativas os preços são maiores.

Por exemplo, uma passagem da Iberia de São Paulo para Madri, em baixa temporada, na classe econômica, pode exigir cerca de 21.250 pontos por trecho, enquanto a mesma passagem em alta temporada para pode exigir mais de entre 35.000 e 40.500 pontos.

Já para a classe executiva os preços geralmente começam em 42.500 pontos em baixa temporada, indo para até 80.000 ou mais por trecho em alta temporada.

Já o voos operados por parceiras (incluindo American Airlines e Latam) seguem uma tabela fixa que leva em consideração a distância

Confira alguns resgates interessantes encontrados no Iberia Plus:

Origem Destino Classe Companhia Custo em Avios (por trecho)
São Paulo Madri Econômica Iberia 21.250
São Paulo Madri Executiva Iberia 42.500
Madri Barcelona Econômica Iberia 4.500
Madri Londres Econômica Iberia 6.500
Madri Budapeste Econômica Iberia 10.000
Madri Tel Aviv Econômica Iberia 11.000
Madri Nova York Executiva Iberia 34.000
Londres Tokyo Econômica Cathay 42.000
Brasília Lima Econômica Latam 11.000
São Paulo Santiago Executiva Latam 11.000
Santiago Sydney Econômica Qantas 51.000
São Paulo Bangkok Econômica Qatar 56.500

Lembrando: esses preços foram encontrados em fevereiro de 2023 e podem variar conforme a época e disponibilidade.

Em algumas ocasiões já tivemos promoções do Iberia Plus muito boas em que o preço das passagens em pontos tinha até 50% de desconto, o que fazia uma viagem de ida e volta do Brasil para a Europa custasse apenas 21.250 pontos em classe econômica ou 42.500 em classe executiva, o que era um negócio sen-sa-cio-nal. Por isso vale ficar antenado aqui no Melhores Cartões, pois sempre postamos as melhores promoções.

Reserva com pontos + dinheiro (Avios e Money)

Uma opção interessante disponibiliza pela Iberia é a emissão com o complemento em dinheiro para quem não possui todos os pontos necessários. Chamada de Avios e Money, a opção está disponível para todos os voos operados pela empresa e suas parceiras

Pagamento de passagens utilizando Avios e dinheiro

Emissão de passagens nacionais da Latam no Iberia Plus

Outra vantagem da utilização do Iberia Plus é que o programa conta com uma tabela fixa para a emissão de passagens com parceiros e na aliança onewold. No Brasil e na América do Sul a Latam é um desses parceiros e, portanto, é possível emitir bilhetes da companhia com uma quantidade de milhas fixa.

Essa quantia é determinada através da distância entre a origem e o destino. Uma passagem entre São Paulo e o Rio de Janeiro, por exemplo, custa cerca de 6.000 pontos, mesmo valo cobrado em várias rotas entre cidades do Sul e Sudeste ou entre capitais do Nordeste. Com isso, há uma certa vantagem em utilizar o IB Plus em relação ao Latam Pass. ainda mais em datas onde o programa brasileira esteja inflacionado.

Tabela fixa para emissão de passagens do Iberia Plus

Upgrade para classe executiva com Avios

Você também pode utilizar os seus Avios para para fazer um upgrade de classe. Caso tenha comprado um voo em econômica nas tarifas Y, B ou H, e possível usá-los para upgrade para classe Economy Premium ou Business (e tão deseja executiva).

Esta opção é válida apenas nos voos operados pela Iberia.

Qual a validade dos pontos Avios no Iberia Plus?

A validade dos pontos Avios no programa de fidelidade Iberia Plus varia de acordo com a atividade do membro. Basta realizar alguma atividade de acúmulo ou resgate de pontos em sua conta que os pontos Avios terão renovada a  validade de 36 meses a partir da data da última atividade.

Status no Iberia Plus

Além disso, existem três níveis de adesão ao programa: Iberia Plus Basic, Iberia Plus Silver e Iberia Plus Oro. Quanto mais voos você realiza e mais pontos acumula, mais alto será seu nível de adesão, o que significa mais vantagens e benefícios exclusivos. Confira os detalhes de cada um:

Iberia Plus Basic

Este é o nível de status padrão no Iberia Plus. Todos os membros do programa começam no nível Basic e podem acumular pontos e subir de nível através de suas atividades de viagem. Os benefícios incluem a possibilidade de acumular e trocar pontos, além de acesso a promoções exclusivas e ofertas especiais.

Iberia Plus Silver

Este nível é alcançado quando um membro acumula 600 pontos Elite ou realiza 10 voos qualificáveis em um ano. Entre os benefícios oferecidos neste nível, destacam-se a prioridade no check-in, embarque e desembarque, acesso a salas VIP selecionadas da Iberia e de outras companhias aéreas parceiras, e uma franquia de bagagem adicional.

Iberia Plus Oro

Este é o nível mais alto do programa Iberia Plus e é alcançado quando um membro acumula 1.500 pontos Elite ou realiza 25 voos qualificáveis em um ano. Entre os benefícios oferecidos neste nível, destacam-se todas as vantagens do nível Silver, além de prioridade na lista de espera, uma franquia de bagagem ainda maior, check-in e embarque prioritários para acompanhantes, além de outros benefícios exclusivos.

Transferências de Avios entre o Iberia Plus e o Executive Club

Como dito anteriormente, os Avios são pontos de fidelidade utilizados em várias empresas aéreas do grupo IAG e na Qatar Airways. E uma das vantagens de tê-los é justamente poder transferir de uma aérea participante para outra de forma fácil. Com isso, você pode focar em um programa e aproveitar promoções e emissões mais vantajosas.

Sendo assim, você pode transferir pontos do Iberia Plus para os programas Executive Club, Aer Lingus AerClub e o Qatar Airways Privilege Club. A proporção sempre será 1:1 e você pode fazer apenas para suas contas e não para as de terceiros.

Transferência de pontos para o Executive Club

O Executive Club, por exemplo, é o programa British Airways, que tem grande presença de voos no Reino Unido e hub em Londres. Com os pontos no programa é possível enviá-los para o Qatar Airways Privilege Club (não é possível atualmente enviar diretamente da Iberia para a Qatar).

É importante saber que as contas devem ter pelo menos 90 dias de criação, terem atividade e que suas informações pessoais (nome, data de nascimento, endereço e e-mail) devem exatamente iguais nos diferentes programas. Caso contrário a combinação pode não dar certo.

Para efetuar a combinação, siga os passos:

  1. Confira se os dados pessoais são exatamente os mesmos no Iberia Plus e no Executive Club
  2. Acesse o site da Iberia e faça o login em sua conta
  3. No menu da conta e depois na lateral, clique em “Avios”
  4. Clique em “Gerenciar Avios”
  5. Clique em “Combinar Avios”
  6. Clique em “Seleccione su programa” e insira os dados de login do Executive Clube
  7. Clique em “Combinar Avios”

Pronto, dependendo das informações de seu perfil a combinação ocorre em poucos minutos.

Compra de Avios

A compra de Avios é uma opção para quem deseja acumular mais pontos de fidelidade no programa Iberia Plus da Iberia. Os Avios podem ser usados para resgatar passagens aéreas, upgrades de classe, reserva de hotéis e aluguel de carros, entre outros benefícios.

O custo porém pode ser alto, embora o programa faça promoções eventuais.

Telefone do Iberia Plus no Brasil

Para falar com o Iberia Plus no Brasil telefone para o número (11) 3956-5999. O atendimento é em português e pode ser usado para questões relacionadas à conta no programa ou passagens emitidas. Entretanto, emissões podem ter um custo de 15 libras.

Quando vale 1.000 pontos Avios?

Gerar 1.000 pontos Avios no Brasil tem um custo de aproximadamente R$ 70 pelas formas mais baratas, que seria a compra com desconto padrão no Esfera. A geração através da Livelo é mais cara, já que a conversão do programa é pior. É possível também gerar pontos Avios em campanhas promocionais de compra de milhas na Iberia com custo em torno de R$ 50.

Onde posso usar Avios?

É possível usar pontos Avios para emissão de passagens na Iberia, British Airways, Qatar Airlines e Aer Lingus. Além disso, pelo Iberia Plus, é possível emitir passagens da Latam com tabela fixa. O programa também permite a transferência para o programa de hotéis All Accor.

Como trocar Avios?

Para trocar Avios é necessário utilizar o site oficial ou o aplicativo da Iberia. Para emitir uma passagem, por exemplo, siga esses passos:

  1. Abra o aplicativo da Iberia
  2. Faça login em sua conta Iberia Plus
  3. Na aba “reservar”, insira destino e data de viagem
  4. Clique em “Quero pagar com Avios”
  5. Selecione seus voos preferidos
  6. Selecione a combinação de Avios preferidas (você pode pagar parte em pontos e parte em dinheiro)
  7. Finalize com os dados do passageiro e pagamento

Como funciona a Iberia?

A Iberia é uma companhia aérea espanhola que opera voos que ligam através de seus hubs em Madri e Barcelona a diversos destinos no mundo. Além disso, a Iberia é membro da aliança de companhias aéreas Oneworld. Isso significa que ela tem acordos de cooperação com outras companhias aéreas membros, como a American Airlines, além de parceiras independentes como a Latam Airlines. Essas parcerias podem oferecer vantagens como compartilhamento de voos, acesso a lounges e acúmulo de milhas em programas de fidelidade.

Como reservar na Iberia?

É possível reservar voos na Iberia através do site oficial, do aplicativo ou em alguma das agências on-line parceiras, como o Viajanet. Note que no

Iberia parcela?

Sim, a Iberia parcela em até 10 vezes sem juros nos cartões Visa, Mastercard, American Express e Elo. O parcelamento vale apenas no site oficial. Para compras via agências, também é possível parcelar, mas cada uma adota uma política diferente em relação a juros e quantidade de parcelas.


Iberia Plus vale a pena?

A reposta destra pergunta ai depender de diversos fatores, como o seu interesse em passagens na Iberia e parceiros e a sua forma de acumular, entre outros. Embora tenha um custo de emissão em pontos menor e o valor de suas milhas seja mais alto, há poucas possibilidades de transferir pontos com baixo custo para o IB Plus.

A melhor opção parece ser através do Esfera com os cartões que participam das promoções Bateu, Ganhou. Programas nacionais podem ser mais caros, mas contam com mais opções de transferência e ainda por cima bonificadas.

Mas, no geral, o programa vale sim a pena por oferecer passagens aéreas para a Europa em classe econômica e executiva por um preço razoável em pontos. Além disso a possibilidade de utilizá-lo para emissão com tabela fixa na Latam pode ser vantajoso para viajar em datas com alta demanda ou cujo preço no Latam Pass esteja exorbitantes ou surreais.


E você, utiliza o Iberia Plus? Compartilhe sua opinião sobre o programa nos comentários.

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade