logo Melhores Destinos

Qual programa de pontos e milhas nossos editores estão usando? Veja a estratégia de cada um

Bruno Rocha
24/06/2023 às 7:00

Qual programa de pontos e milhas nossos editores estão usando? Veja a estratégia de cada um

Se você está aqui no Melhores Cartões, certamente tem interesse em, pelo menos, ficar por dentro das principais oportunidades no mundo das milhas.

Ainda que não seja seu principal objetivo, saber um pouquinho mais sobre algo que pode ser uma ótima recompensa com tudo aquilo que você gasta no dia a dia já é um bom negócio, né?

Então você começa a entender mais e vê aquele monte de programas de fidelidade… AAdvantage, Esfera, Latam Pass, Livelo, Smiles, TudoAzul… é tanto nome que dá até pra se perder e pensar: em qual deles devo dedicar meus pontos ou milhas?

Para tentar ajudar um pouco, pensamos neste post que conta com a colaboração dos editores do Melhores Cartões e de alguns do Melhores Destinos: quais programas de pontos e milhas estamos usando?

Cada um tem sua estratégia e objetivo ao acumular esses pontos, então o que pode ser bom para um, pode não ser para outro. Confira!

Bruno Rocha – Melhores Cartões

Já que coube a mim trazer os relatos dos colegas, começo com o meu! Estou tentando iniciar um processo de migração para o Latam Pass, que tem oferecido boas opções de resgate com uma malha aérea extensa e que atende muito bem a região que vivo (São Paulo). Porém, atualmente, meus maiores saldos estão na Smiles e no Tudo Azul. O objetivo? Ir para a Olimpíada de Paris em 2024!

A Smiles uso há mais tempo, desde 2016, e também apresenta uma maior facilidade de acúmulo e uma boa rede de parceiros. Por outro lado, os resgates estão inflacionados, o que acaba “empatando” na questão custo-benefício.

No TudoAzul, como uso o cartão Azul Visa Infinite, consigo o combo das vantagens do programa e do status Diamante. Além disso, a companhia vem expandindo as atividades no Brasil e oferece ótimas alternativas pelo TudoAzul Interline.

VEJA TAMBÉM:

Cleverson Lima – Melhores Destinos

Tenho acumulado principalmente pontos Livelo e me concentrado em enviá-los para três programas: o Latam Pass e o TudoAzul, visando viagens nacionais, pela América do Sul e para os EUA, e o Iberia Plus, para viagens pela Europa.

A escolha do Latam Pass se dá devido à boa disponibilidade e resgates de voos da companhia para o Brasil, bem como para destinos como Chile, Peru e Colômbia. Recentemente, emiti voos de Curitiba para Bogotá por apenas 15 mil pontos o trecho e para Santiago por incríveis 4 mil pontos o trecho. Já o TudoAzul é o meu programa favorito devido aos excelentes benefícios oferecidos aos clientes Diamante, além de permitir resgates vantajosos com antecedência.

Por fim, o Iberia Plus possui resgates justos pela tabela fixa, além de permitir a combinação de avios com a British e a Qatar. Na Livelo sempre utilizo os links para obter bônus de acúmulo, e é onde meus pontos dos cartões Amex e C6 Carbon são depositados.

Daniel Gadelha – Melhores Cartões

Nos últimos tempos tenho usado bastante o AAdvantage, da American Airlines. As formas de acúmulo são poucas. No geral, apenas através do cartão co-branded emitido pelo Santander. Porém, o programa oferece bons resgates para quem tem flexibilidade.

É possível encontrar trechos do Brasil para a América do Norte a partir de 20.000 milhas, como de São Paulo para Miami, Nova York, Vancouver, San Francisco e até Hawaii em voos da American Airlines.

Outra vantagem é emitir voos de parceiros por valores fixos. Voos domésticos da Gol que chegam a custar 90.000 milhas na Smiles custam apenas 7.500 milhas no AAdvantage mediante disponibilidade da classe tarifária. O último resgate que fiz foi de Fortaleza para Buenos Aires por 20.000 milhas ida e volta. Na Smiles, o preço para os mesmos voos era de 210.00 milhas, uma grande diferença, mesmo considerando as formas de acúmulo!

João Goldmeier – Melhores Destinos

Atualmente estou concentrando todos os meus gastos no cartão AAdvantage Black, do Santander, focado no programa de fidelidade. O motivo é simples: está no ar mais uma edição da campanha Bateu, Ganhou (vai até o mês de junho), e estou buscando atingir a meta mais alta de gastos, que vai dobrar a pontuação das preciosas milhas da American Airlines.

Leonardo Cassol – Melhores Destinos

Eu utilizo muito a Livelo pela flexibilidade para transferir os pontos com bônus para o programa de companhia aérea que mais convier no momento. Nesses casos, atualmente tenho concentrado meus acúmulos no Latam Pass e no TudoAzul.

Minha estratégia com o Latam Pass é aproveitar os bons valores nos resgates de voos domésticos para quem compra com antecedência maior do que 30 dias, especialmente em rotas curtas que eu mais viajo, como a ponte aérea RJ-SP e voos do Rio para Brasília. Além disso, tenho aproveitado bons resgates com pontos Latam para os Estados Unidos e Europa, onde ainda consigo upgrade para a classe executiva por conta do meu status.

Já o TudoAzul volta e meia tem trechos nacionais muito baratos na compra com antecedência, e o Interline tem oportunidades bem interessantes para viajar para o exterior com outras companhias aéreas. Recentemente resgatei um voo em classe executiva da Turkish Airlines para 2024 e outro da United para os Estados Unidos.

Mari Kateivas – Melhores Destinos

Há alguns anos venho concentrando minhas milhas no Latam Pass, pois é a companhia com mais ofertas interessantes em Maringá/PR, onde moro, e na cidade vizinha, Londrina.

Além disso, tenho o cartão Latam Pass para poder parcelar em 10 vezes minhas passagens, então acaba compensando. Entretanto, nos últimos meses comecei a ampliar as possibilidades estudando um pouco mais o assunto no Melhores Cartões e aproveitando as promoções de assinaturas na Livelo e TudoAzul.

*Nota do editor: é uma honra ter a sua audiência, Mari! 🤗

Orseni Pequeno – Melhores Cartões

Gosto de manter algum saldo de pontos/milhas nos diferentes programas das companhias aéreas nacionais. Por não haver unanimidade sobre as tarifas mais baratas, é sempre bom estar preparado para aproveitar a melhor oportunidade. Atualmente, tenho priorizado o Latam Pass, por perceber tarifas melhores na maior parte dos trechos que procuro.

Com a estratégia de focar no Latam Pass, mas sem esquecer dos demais programas, tento concentrar o acúmulo de pontos na Livelo – para onde vão os Átomos do meu C6 Carbon – o que me dá a possibilidade de distribuir pontos de acordo com as oportunidades de transferência bonificada que forem surgindo em cada programa. Junto a isso, estou sempre de olho nas ofertas de compras bonificadas (em todos os programas) e em oportunidades de cartões.

Sandro Kurovski – Melhores Destinos

Sei que distribuir pontos em vários programas não é a melhor estratégia, mas como viajo com frequência pelo Brasil, gosto de ter alguns pontinhos nos programas das três grandes companhias nacionais para aproveitar eventuais oportunidades de emissão. A maioria ainda vai para o Smiles, depois vem o TudoAzul e o que sobra vai para o Latam Pass, só pra não deixar a conta zerada mesmo (se bem que já consegui emissões bem baratinhas por lá).

Pensando em resgates internacionais, comecei a concentrar alguns pontos na Livelo, com o objetivo de transferir depois para programas como o da TAP (TAP Miles&Go) ou da Air France-KLM (Flying Blue), que costumam ter emissões bem interessantes e até oportunidades em classe executiva. Meu foco sempre foi acumular para viajar, não vendo de jeito nenhum e nem troco por torradeira (embora já tenha resgatado uma cafeteira com pontos que iam vencer, confesso).

Conseguiu acompanhar todos os programas que foram citados? Nessa seleção, tivemos um empate triplo com os mais usados.

Confira quantas vezes nossos editores citaram cada programa:

Programa Quantidade de citação
Latam Pass, Livelo e TudoAzul 5 vezes
AAdvantage e Smiles 2 vezes
Flying Blue (Air France-KLM) 1 vez
Iberia Plus 1 vez
TAP Miles&Go 1 vez

E ai, o que achou da estratégia dos nossos editores? Compartilhe a sua nos comentários!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade