Gabriela Alves
28/04/2024 às 15:00

O que é cashback? Descubra como aproveitar o benefício em suas compras online

O cashback se tornou muito popular no últimos anos. Só em 2022, esse mercado movimentou R$ 11 bilhões no Brasil, segundo levantamento do site Cuponomia. Outro dado relevante é em relação à intenção de compra: quando tem cashback envolvido, os gastos sobem 83,5%, em média, de acordo com estudo recente da Izio&Co, empresa de indústria e varejo.

Com números tão expressivos e favoráveis ao consumidor, não é à toa que ano após ano, o e-commerce vem ganhando a preferência dos brasileiros, que buscam cada vez mais benefícios em suas compras do dia a dia.

E você, já parou para pensar o que é o cashback na prática? Como funciona esse recurso e, mais importante, como usá-lo a seu favor? Encontre as respostas para todas as suas perguntas neste post!

O que é cashback?

O que é cashback?

Para entender o significado da palavra cashback, vamos por partes: em português, cash significa “dinheiro” e back, “volta”. Ou seja, o termo cashback nada mais é que um dinheiro de volta!

Seguindo a mesma lógica, atualmente nos deparamos com palavras como investback, que é quando você investe dinheiro e recebe parte dele de volta, e também os pointsback, como é o caso, por exemplo, dos pontos Livelo.

O cashback foi criado em 1986, nos Estados Unidos, pela operadora de cartão de crédito Discover. De lá para cá, se tornou um tipo de transação financeira muito utilizada em compras online não somente no Brasil, mas em vários países pelo mundo.

Para o consumidor, receber parte do dinheiro de volta pode significar uma ótima economia. Para as empresas, o ganho vem dos incentivos de novas compras, visibilidade e, principalmente, fidelização.

Como funciona o cashback?

Diferentemente dos descontos, que oferecem um produto ou serviço por um valor menor daquele inicialmente cobrado, com o cashback, você precisa primeiro gastar, para depois economizar.

Primeiro porque existe um prazo para que parte do dinheiro volte para o seu bolso, e esse pode variar em cada loja. Enquanto existem empresas que oferecem o cashback instantâneo, como é o caso do Inter, outras podem demorar até 90 dias para creditar o reembolso, como acontece no Méliuz. Tudo depende das regras estabelecidas por cada instituição.

E quanto a porcentagem do cashback, essa também pode variar (e muito!). A depender do produto ou serviço adquirido, é possível encontrar porcentagens bem generosas, que podem chegar a 100%. Quem aí lembra dos bons tempos de Ame? 😮‍💨

Como ganhar cashback?

Existem diferentes formas de ganhar dinheiro de volta, e isso vai depender da empresa ou loja em que você está fazendo sua compra.

Nas empresas de cashback, que trabalham em parceria com as lojas, geralmente é necessário fazer um cadastro e realizar a compra por meio do link de redirecionamento, disponível na página da parceria. Já quando o cashback é oferecido diretamente na loja, basta apenas fazer o seu login e parte do dinheiro voltará como saldo em sua conta.

Por fim, quando o dinheiro de volta é dado por meio do cartão de crédito, não tem segredo! Basta usá-lo em suas compras, em loja virtual ou física, e o dinheiro voltará como crédito na fatura ou convertidos em crédito na loja.

Como ganhar cashback?

Quais empresas oferecem o benefício?

Segundo o levantamento realizado em 2023 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Brasil, quase 6,5 milhões de empresas já oferecem o cashback como benefício para os seus clientes. E não necessariamente todas elas possuem programas de cashback ou algo parecido, somente utilizam do recurso para atrair mais clientes.

Lojas virtuais, contas e bancos digitais, fintechs e até bancos tradicionais estão na lista das empresas mais conhecidas que oferecem dinheiro de volta. Veja a seguir a lista das principais.

  • Ame Digital
  • Méliuz
  • Top Cashback
  • Cuponomia
  • Beblue
  • Inter
  • PicPay
  • PagBank
  • RecargaPay
  • Nubank
  • Banco do Brasil
  • XP Investimentos
Lojas parceiras Cuponomia

Cuponomia – Lojas parceiras

Além dessas instituições, sites como Multilaser, Amazon e Samsung também utilizam o recurso em suas ações promocionais.

Como usar cashback?

Antes de definir um objetivo para o seu dinheiro de volta, é necessário saber de qual tipo de cashback estamos falando. Algumas empresas oferecem maior liberdade para utilizar o recurso, outras são mais limitadas. Conheça as principais modalidades:

  • Cashback livre – Também chamado de reembolso, o dinheiro poderá ser usado da forma que você quiser. Caiu na conta-corrente, o destino dele é com você!
  • Cashback na loja – Volta como crédito para compras futuras, em determinada loja ou grupo de lojas, por isso não pode ser “sacado”. Um exemplo é o cashback concedido em lojas como Samsung e Amazon.
  • Cashback no aplicativo – Pode ser usado na compra de produtos ou contratação de serviços oferecidos naquele aplicativo, ou até mesmo para pagamentos de contas de consumo. Um exemplo dessa modalidade é o app do Ame.
  • Cashback na fatura do cartão de crédito – O dinheiro volta como desconto em sua fatura. Como exemplo, temos os cartões de crédito do Banco do Brasil.
  • Cashback social – Essa modalidade transforma sua compra em doações para instituições carentes de sua escolha.

Qual é o melhor cartão para milhas e cashback?

Milhas e cashback são benefícios diferentes. Isso significa que o melhor cartão de crédito para ganhar cashback não será o melhor cartão para ganhar milhas.

No nosso ranking de Melhores Cartões de Crédito com cashback, o cartão Amazon Prime Mastercard Platinum ocupa o primeiro lugar. Ele conta com até 5% de cashback, que só pode ser utilizado na Amazon, e também acumula 2% em compras em restaurantes, farmácias, viagens, entretenimento e compras internacionais.

Já no ranking de Melhores Cartões de Crédito para ganhar pontos e milhas, o cartão que figura na primeira posição é o Bradesco American Express Centurion, que por sua vez não oferece nenhum cashback. Por outro lado, tem um acúmulo de 5 a 7 pontos que nunca expiram, o sonho de todo milheiro!

Cartão de crédito Amazon

Cashback vale a pena?

Sim, vale a pena. Ter parte do seu dinheiro de volta pode significar uma baita economia em suas compras, seja com saldo na conta bancária ou crédito em loja.

Um ponto de atenção é em relação a possíveis aumentos de preços dos produtos em algumas lojas, com a ideia de camuflar o benefício. A dica é sempre comparar o valor dos produtos em outros sites antes de finalizar a compra, para ter certeza que está fazendo um bom negócio.

Aqui no Melhores Cartões divulgamos com frequência oportunidades de produtos com cashback que potencializam suas economias. Baixe o nosso aplicativo gratuito, e fique por dentro para não perder nada!

LEIA MAIS:


E você, costuma fazer compras online ganhando dinheiro de volta? Ou prefere pontos e milhas? Conte nos comentários!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *