Cleverson Lima
31/12/2023 às 7:00

6 dicas essenciais para você acumular milhas e viajar mais em 2024

No mundo das viagens, as milhas aéreas são como moedas. Acumulá-las pode ser o seu passaporte para explorar destinos incríveis a um custo reduzido ou mesmo gratuitamente. Com 2024 chegando, este pode ser um bom momento para conhecer ou revisar estratégias para acumular mais milhas.

Muita gente acha que usar milhas é difícil, que exige muito tempo, muito gasto ou mesmo que não vale a pena. Mas posso garantir que vale sim e que isso é mais fácil do que se imagina.

E com algumas estratégias certas e bem conhecidas, você não precisará quebrar a cabeça, perder tempo e, muito menos, gastar seu dinheiro em conteúdos e cursinhos duvidosos que existem por aí.

Este artigo pode não trazer nenhuma novidade para você que já é um expert em milhas, mas pode ser valioso para quem está perdido, para os que já têm alguns pontos e não conseguem aproveitá-los totalmente ou ainda para aqueles que desejam começar do zero no mundo das milhas.

Então, aqui estão seis dicas essenciais (e uma bônus) para ajudar você a acumular mais milhas e, consequentemente, viajar mais em 2024.

1. Acumule milhas com suas compras online e do dia a dia

Acumule milhas com compras online e ganhe até 20 pontos a cada real gasto

Hoje em dia, é difícil encontrar alguma coisa que não possa ser comprada online, certo? Pois saiba que essa é uma das maneiras mais fáceis e rápidas de acumular pontos, mesmo sem um cartão de crédito!

Aqui está o segredo: sempre que você for fazer compras, use um link de parceria com um programa de fidelidade. A cada R$ 1 gasto, você ganhará pontos. E em algumas promoções, dá para acumular até mais de 20 pontos a cada real gasto!

A melhor parte é que você pode acumular pontos em muitos lugares, desde compras do dia a dia até vestuário, combustíveis, aluguel de carro, delivery, produtos de beleza, seguros, esportes, viagens e muito mais.

Exemplo: recentemente eu precisei comprar dois produtos para casa e aproveitei promoções do compra bonificada do Esfera no site do Ponto Frio, de 5 e 6 pontos por real gasto. Com uma compra que eu já precisava e sem gastar nada a mais, acumulei mais de 20 mil pontos, o que dá uma emissãoida e volta para diversos destinos nacionais e até internacionais dependento da ocasião. Ah, fora esses 20 mil pontos da compra bonificada no Esfera, ainda ganhei 2 mil pontos pelo acúmulo no cartão de crédito.

Algumas empresas que têm parceria com programas de fidelidade:

  • Eletrônicos e compras: Amazon, Magalu, Ponto Frio, Casas Bahia, FastShop, Aliexpress e outras
  • Moda: Renner, Netshoes, C&A, Dafiti, Decathlon, Dudalina, Dzarm, Hering, Havaianas, Insider, Le Lis, New Balance, Olympikus, Reserva, Riachuelo, Zattini e outras
  • Saúde e Beleza: Natura, Beleza na Web, Eudora, Dorgarias São Paulo e outras
  • Mercado: Carrefour, Extra, Amazon e outras
  • Casa: Camicado, Compra Cerca, Mobly, Oster, Imaginarium e outras

E dentre os programas que você pode utilizar os link de parceria estão principalmente os financeiros como a Livelo e o Esfera, mas também aéreos como o Latam Pass, TudoAzul e Smiles.

Para acumular é simples:

  1. Verifique se o programa de fidelidade tem parceria com a loja antes de comprar.
  2. Clique no link da parceria no site ou app do programa de fidelidade e faça a compra com seu CPF.
  3. Confira as regras e quantos pontos você ganhará por real gasto.
  4. Em alguns casos, você precisará clicar em “resgatar os pontos” no final da compra.
  5. Depois, é só esperar os pontos serem creditados.

Mas aqui vai um alerta importante: sim, nós adoramos boas promoções e é tentador ganhar muitos pontos por real. Mas é importante ir com calma e comprar apenas o que você realmente precisa. Não adianta ganhar pontos às custas de dívidas e estourar o limite do cartão com esquemas mirabolantes de compras inúteis que, no final das contas, acabam se tornando um problema.

Também fique atento aos preços e se os valores cobrados nos links bonificados estão na média do mercado. Compare antes de comprar!

2. Escolha um bom cartão de crédito para milhas

Comprar usando links de parceria é a forma mais fácil e rápida de acumular pontos no dia a dia. Mas aquelas milhas geradas com o cartão de crédito, embora sejam mais difíceis e lentas de juntas, também são importantes.

Compras com cartão de crédito são uma das principais fontes de acumulação de milhas.

Nos cartões que oferecem pontos, a quantidade de milhas que você acumula depende do tipo de cartão. Cada bandeira (Mastercard, Visa, Elo ou American Express) oferece várias categorias de cartões, desde as mais básicas até as mais exclusivas.

Quanto melhor for a variante do seu cartão, mais milhas e mais vantagens. Portanto, escolher o cartão de crédito certo pode fazer toda a diferença na sua jornada das milhas.

Quantas milhas vou ganhar com meu cartão?

A pontuação exata é definida pelo banco e, geralmente, está atrelada ao dólar, mas quase sempre segue a regra abaixo:

Variante Pontuação por dólar (em média)
Standart ou Internacional 0
Gold (Master ou Visa) ou Mais (Elo) 1 ponto
Platinum (Master ou Visa), Signature (Visa) ou Grafite (Elo) 1,3 a 1,6 pontos
Black (Master), Infinite (Visa), Nanquim (Elo) ou Platinum/Centurion (Amex) 1,8 a 2,5 pontos (podendo chegar até 5 pontos)

Alguns cartões, mesmo de variantes mais altas, não pontuam, como é o caso daqueles com anuidade grátis (incluindo o Nubank) ou cartões mais simples, geralmente de lojas e supermercados. Esses cartões são menos vantajosos justamente por não oferecer um retorno para seus clientes.

Tenha mente que, toda vez que você usa o cartão de crédito, o banco ganha uma porcentagem do valor gasto. Logo, nada mais justo que você ter algo em troca, não é? Se você não ganha nada ao utilizar seu cartão, o banco está ganhando em dobro.

É importante notar que ter um bom cartão de crédito não depende apenas de você, mas também da instituição financeira (e, em alguns casos, do seu gerente de conta). Portanto, manter um relacionamento sólido com o banco de sua escolha pode facilitar essa tarefa, especialmente se você recebe seu salário por meio dessa instituição.

Mais do que milhas

Além de acumular milhas, ter um cartão de crédito de qualidade pode oferecer benefícios adicionais, como seguro de viagem gratuito, proteção de compras, garantia estendida, vantagens em programas como o Mastercard Surpreenda e acesso a salas VIP.

Confira nosso Ranking de Cartões de Crédito para acumular pontos e milhas, entre em contato com seu banco e avalie a possibilidade de adicionar uma boa opção à sua carteira.

3. Esqueça dinheiro, cartão de débito e PIX. Faça seus pagamentos com o cartão de crédito

Quando se trata de pagar suas compras diárias, é hora de repensar as opções tradicionais, como dinheiro e cartão de débito, assim como as alternativas modernas, como o nosso querido PIX.

Maximize suas milhas ao usar o cartão de crédito para pagar suas compras diárias

A estratégia para acumular milhas, nesse caso, é usar o cartão de crédito sempre que possível. Ao fazer isso, você não apenas aproveita a conveniência do crédito e mantém o controle de suas despesas em uma única fatura, mas também acumula valiosas milhas para viajar mais.

No entanto, é importante lembrar que existem exceções, como compras que oferecem descontos significativos para pagamentos em dinheiro ou por pix.

Lembre-se de que, ao utilizar o cartão, é essencial pagar a fatura integralmente e dentro do prazo para evitar custos adicionais, como multas e juros.

4. Escolha o programa de fidelidade que esteja de acordo com o seu perfil e objetivos de viagem

Programas de fidelidade para pontos em 2024

A escolha do programa para acumular suas milhas depende de vários fatores, e antes de tudo, é importante saber que existem dois tipos principais de programas de fidelidade para milhas:

  • Programas de fidelidade financeiros: é o caso da Livelo e do Esfera, nos quais você pode acumular pontos dos cartões de crédito e também por meio de compras bonificadas. Esses pontos podem ser transferidos para várias companhias aéreas diferentes ou usados para resgatar produtos e serviços diretamente no programa. Você não precisa ter uma conta nos bancos parceiros para se cadastrar nesses programas.
  • Programas de fidelidade aéreos: esses programas são oferecidos pelas próprias companhias aéreas, como o Latam Pass, Smiles e Tudo Azul. Os pontos acumulados nesses programas geralmente podem ser usados apenas dentro da própria companhia aérea, seja para resgatar passagens ou outros produtos.

Além disso, há também programas de fidelidade de hotéis, como o All Accor, para onde é possível enviar pontos e conseguir descontos em hospedagem.

Não existe um programa perfeito, então leve em consideração os seguintes pontos ao escolher:

  1. Qual companhia aérea atende melhor as cidades de onde você costuma viajar
  2. Qual programa oferece resgates vantajosos para seus destinos preferidos?
  3. Qual programa tem parceria com seu cartão de crédito ou banco?

A combinação dessas respostas pode revelar o programa que melhor atende as suas necessidades. Não há problema em acumular em mais de um programa, mas focar em um deles ajudará você a resgatar suas milhas mais rapidamente.

Uma estratégia eficaz pode ser concentrar seus pontos em um programa bancário e, em seguida, transferi-los para seu programa aéreo preferido.

Qual programa tem os melhores resgates de passagens?

Quanto aos melhores resgates, isso também varia. No entanto, De antemão, nós que acompanhamos esse mercado diariamente, temos algumas suspeitas sobre os principais programas aéreos nacionais:

  • Latam Pass: A Latam é a maior companhia aérea nacional e oferece voos para muitos destinos internacionais, incluindo América do Sul, Europa, Estados Unidos, Caribe e África do Sul. Geralmente, há boas oportunidades de resgate com menos pontos do que as concorrentes em várias rotas. Eu particularmente considero o Latam Pass a melhor opção entre os programas nacionais, mas isso pode não valer para todos os viajantes.
  • Smiles: o programa Smiles é vinculado à GOL, umas das maiores aéreas do Brasil. Por isso, ocasionalmente oferece oportunidades para voos operados pela cia. Também tem parceria com bons resgatares a American Airlines (Estados Unidos), Aerolíneas Argentinas e Avianca (América do Sul) e com a Air France e a KLM (Europa).
  • TudoAzul: Este programa geralmente tem resgates mais caros, mas ainda é possível encontrar boas oportunidades para destinos operados pela Azul e por meio de voos com parceiros no TudoAzul Interline, como United Airlines, Copa e Air Canada.

Existem também programas internacionais, como o AAdvantage, que oferece excelentes oportunidades para voos para os Estados Unidos, ou o Iberia Plus, que tem ótimos resgates para a Europa, especialmente em companhias parceiras. Acesso a esses programas internacionais geralmente é possível por meio de programas de fidelidade bancários, como Livelo e Esfera, ou por meio de cartões co-branded, no caso do AAdvantage.

5. Aproveite promoções de transferência bonificada para turbinar suas milhas

Aqui está um ponto importantíssimo que pode ajudar você a não perder valiosas milhas. Explicando de forma simples: os pontos que você acumula em programas bancários, como Livelo, Esfera, Iupp (Itaú), Pontos Caixa e muitos outros, podem ser ampliados por meio de promoções de transferência com bônus.

Isso significa que, ao transferir seus pontos, você recebe uma porcentagem extra de pontos sem nenhum custo adicional.

Nos últimos anos, vimos várias promoções de transferência com bônus de até 100%, o que permitia dobrar a quantidade de pontos dos programas bancários. No entanto, essas promoções se tornaram menos frequentes, e hoje é raro encontrar um bônus tão alto.

Por exemplo, o Latam Pass parece ter limitado os bônus a 30%. Já os programas Smiles e TudoAzul costumam oferecer bônus de 50% a 80%, em média.

As promoções de transferência com bônus são regulares e geralmente direcionadas a um banco ou programa específico. Para ficar por dentro delas em primeira mão, baixe nosso aplicativo!

6. Planeje suas viagens e acompanhe as rotas e companhias aéreas que operam em seus destinos favoritos

Uma viagem daquelas inesquecíveis requer planejamento, e o mesmo vale para emitir uma passagem aérea com milhas. Portanto, é essencial pesquisar como chegar ao seu destino desejado e qual companhia aérea pode levá-lo até lá. Isso também ajudará você a determinar quais programas de fidelidade são ideais para usar suas milhas nessa rota.

Primeiro, examine as rotas disponíveis saindo da sua cidade em direção ao local que deseja visitar. Verifique se existem voos diretos ou se será necessário fazer conexões.

Ao descobrir quais companhias aéreas operam nessas rotas, você também ficará sabendo em quais programas de fidelidade pode ser mais vantajoso acumular milhas.

Lembre-se de que cada programa de fidelidade tem suas próprias regras e valores para resgatar milhas, então, se várias companhias aéreas voam para o mesmo destino, acompanhe ao longo do tempo qual delas oferece as melhores opções de resgate. Dessa forma, você garantirá que suas milhas sejam usadas da maneira mais eficaz possível.

Dica: você pode usar o site Flight Connections para verificar quais companhias operam em cada destino (clique aqui para acessá-lo).

7. Dica bônus: baixe o aplicativo do Melhores Cartões

Essa também é importante, viu? Todos os dias a equipe do Melhores Cartões monitora as promoções de milhas, cartões, cashback e cupons e bons resgates de passagens aéreas com pontos. Postamos aquilo que realmente interessa e é uma vantagem verdadeira aos nossos leitores.

E o melhor de tudo: é grátis. Sem precisar gastar nada você tem acesso a informações preciosas para quem utiliza programas de fidelidade e quer potencializar o uso de suas milhas.

Então, não perca tempo. Clique aqui e baixe o aplicativo agora ou, se preferir, entre em nosso grupo do Telegram.


E então, o que achou das dicas para acumular mais milhas em 2024? Tem alguma diferente? Compartilhe nos comentários!

Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades

Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!

Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade